01/10/20
PUBLICIDADE
Veja como fazer!

Parcelamento do IPVA de 2020 já está disponível; confira o passo a passo

Geraldo Bubniak/AEN
Geraldo Bubniak/AEN


A Secretaria de Fazenda disponibiliza a partir desta quinta-feira (30) o parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores - IPVA/2020, não inscrito em dívida ativa. A medida é inédita e foi possível graças à Lei 20.263/20, proposta pelo Executivo, aprovada pela Assembleia e sancionada na semana passada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior.


A data limite para formalização desse parcelamento é 17/08/2020.

Confira o passo a passo:

Para a formalização do parcelamento, basta acessar o portal da Secretaria da Fazenda, em "serviços rápidos”, menu "IPVA”, com o número do Renavam do veículo, e realizar a consulta.

Reprodução
Reprodução


Na tela seguinte, o sistema fornecerá os dados do veículo, os impostos em atraso, as multas e juros incidentes e o valor final a ser cobrado. Clique no link logo abaixo para saber como parcelar o IPVA 2020.

Reprodução
Reprodução


Nesta etapa, o sistema vai dar informações sobre parcelamento de IPVAs atrasados e o vencimento da primeira parcela. Selecione qual exercício quer parcelar - por padrão, já vem selecionado, então, se quiser excluir algum, deve ser feito nesta tela - e clique em CALCULAR.

Reprodução
Reprodução


A próxima tela vai apresentar as propostas de parcelamento. O valor não pode ser menor que R$ 105,94 e o IPVA em atraso não pode ser menor que R$ 211,86.

Reprodução
Reprodução


Após escolher o número de parcelas, o sistema vai pedir informações sobre o proponente do parcelamento. Preencha tudo e clique em "Solicito a formalização do parcelamento". E pronto!

Reprodução
Reprodução


Dificuldades da pandemia

A iniciativa de permitir o parcelamento leva em conta as dificuldades causadas pela pandemia do novo coronavírus.. Até então, o parcelamento da dívida do imposto só era permitido no exercício seguinte ao vencimento. Nessa nova e excepcional oportunidade de regularização de tributos, o parcelamento do IPVA 2020 de veículos adquiridos até 31/12/2019 poderá ser feito em até 6 vezes, com valor mínimo de parcela de uma UPF/PR.

O pagamento da primeira parcela deverá ser no primeiro dia útil após a realização do parcelamento - exceto no último dia útil do mês, quando o vencimento será no mesmo dia. As demais parcelas deverão ser pagas até o último dia útil dos meses seguintes.

O pagamento das guias de parcelamento deve ser em um dos bancos credenciados: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Sicredi, Bancoob, Rendimento e Santander.
Redação Bonde com AEN
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Em Jacarezinho
MP denuncia homem filmado agredindo companheira em posto de saúde
01 OUT 2020 às 15h15
Fiscalização
Defesa Social recebe 8.967 denúncias de desrespeito à quarentena em seis meses de pandemia
01 OUT 2020 às 14h44
Lava Jato
Fachin nega pedido de Lula para suspender processo do tríplex
01 OUT 2020 às 14h28
Saque e transferência
Caixa libera o auxílio emergencial para nascidos em abril
01 OUT 2020 às 14h17
Saiba mais
Pessoa física poderá ser tarifada por Pix quando receber dinheiro de venda ou serviço prestado
01 OUT 2020 às 12h30
Saiba mais
Eleitor poderá justificar ausência nas eleições deste ano pelo celular
01 OUT 2020 às 12h23
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados