Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Energia elétrica

PR vai economizar 4% de energia com horário de verão

Redação - Folha de Londrina
30 out 2002 às 19:02

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Paraná deverá economizar 4% de energia, durante o horário de verão que entra em vigor a partir da zero hora do próximo domingo. De acordo com a Copel, essa economia corresponde a uma potência avaliada em 150 megawatts, carga necessária para o atendimento mensal de uma cidade do porte de Londrina, com quase 160 mil ligações elétricas atendidas. O novo horário vai vigorar até o dia 16 de fevereiro de 2003.

Já a economia de energia resultante do maior tempo de luminosidade natural, deverá ser de 1% ou 60 megawatts, o equivalente à metade do consumo residencial mensal de Curitiba. De acordo com a Copel, a adoção do horário de verão tem como objetivo produzir uma folga na operação do sistema elétrico durante o período crítico do dia, o chamado ``horário de ponta``, que vai das 18 às 21 horas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Com o horário de verão, o pico de consumo das diferentes classes de usuários (residências, comércio, indústria e iluminação pública) acontece em horários diferentes, diluindo a demanda máxima de energia num determinado período do dia. No País, a economia deverá ser de 3% ou 1.550 de megawatts, que equivale iluminar uma vez e meia a potência necessária para atender o consumo de Curitiba e região metropolitana. Outra projeção feita pela Copel, é que a economia de energia que será proporcionada no horário de verão em todo o País equivale a uma economomia de 1,1 milhão de MWh, o que daria para atender todas as residências de Curitiba por 10 meses.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo