A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de isentar de tributação produtos da cesta básica como o arroz e o feijão deve provocar uma redução entre 6% e 8% nos preços desses produtos.
A expectativa foi manifestada nesta segunda-feira, em entrevista à Agência Brasil, pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras), Ailton Fornari.
Ao falar sobre o assunto, o coordenador de Índices do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Salomão Quadros, previu influência da decisão do governo sobre as taxas de inflação.
"Acho que, toda vez que você tem isenção fiscal, fica mais fácil para controlar a inflação", disse. Para ele, pode nem haver redução imediata nos preços, uma vez que há setores com margens de lucro mais apertadas, mas isso permite ficar mais preparado para quando houver nova pressão.
Quadros citou como exemplo o aumento do custo de matéria prima, que não obrigaria o repasse imediato. "Então, isso dá um pouco mais de fôlego e estabilidade futura para a inflação", concluiu.
Informações da ABr