Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Previna-se

Procon de Cambé faz alertas sobre golpes na Black Friday

Redação Bonde com assessoria
15 nov 2023 às 14:54
- Divulgação - Prefeitura de Cambé
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Novembro é mês de Black Friday, data conhecida por marcar o início das compras natalinas com preços mais acessíveis e algumas promoções. No entanto, esse também é o período de mais fraudes, golpes e reclamações no órgão de Proteção e Defesa ao Consumidor durante o ano. O diretor do Procon em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), Willian Train, orienta os consumidores a tomarem alguns cuidados para que o momento de felicidade de uma compra não se transforme em uma grande dor de cabeça e prejuízo financeiro.


Inicialmente, o diretor explica que o consumidor precisa fazer uma reflexão sobre a real necessidade em adquirir algum produto nessa edição da Black Friday. Isso ajuda a evitar compras compulsivas ou que podem comprometer o orçamento financeiro. Ainda em relação aos preços, também é importante fazer uma pesquisa antecipada sobre o valor do produto que pretende adquirir para comparar se realmente existe um desconto significativo na venda.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“Caso o consumidor opte por realizar compras na internet, deve verificar se os sites são confiáveis. Uma maneira de se assegurar sobre isso é acessar o site Reclame Aqui e ver o comentário de outros consumidores sobre a loja. Também dê preferência a sites já conhecidos; evite clicar em links suspeitos e desconfie sempre de links enviados por mensagens ou redes sociais; certifique-se de realizar compras em sites de ambientes seguros; use cartões virtuais nas compras online; observe se o endereço possui um cadeado na barra de navegação, e se no link começa com https”, explicou Train.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agora vai

Mega-Sena acumula pela 7ª vez e premiação vai a R$ 110 milhões no sábado

Imagem de destaque
VEJA A LISTA

Paraná: prazo da 2ª parcela do IPVA para veículos com final de placa 9 e 0 termina na sexta

Imagem de destaque
Quase 75% do total

Londrina supera R$ 380 milhões em negociações do IPTU 2024

Imagem de destaque
Multa de até 300% sobre o valor

Empresas têm até o dia 29 para enviar o informe de rendimentos do Imposto de Renda 2024



Outra dica é que para compras online, o consumidor tem um prazo legal, dentro do Código de Defesa do Consumidor, de sete dias para se arrepender e devolver a mercadoria, até com restituição de algum valor já pago. Nos casos de compras presenciais não existe o prazo de arrependimento, sendo necessária a combinação com o vendedor sobre possíveis trocas em casos de produtos que não serviram, cor e outros exemplos.

Publicidade


Também é ideal, conforme as dicas do Procon, desconfiar de promoções mirabolantes com preços muito menores do que o valor real do produto. O diretor diz que não existe produto que o preço normal é um valor, e de repente você vê uma promoção com outro valor em torno de 20% apenas do real.


“Ainda é essencial observar outros pontos como pagamentos com Pix, que devem ser feitas sempre dentro do ambiente da loja virtual. Caso a loja forneça um QR Code para pagamento, confira com atenção todos os dados do pagamento antes da conclusão. Do mesmo modo, nunca use um computador público ou de um estranho para efetuar compras e colocar seus dados bancários. E se a compra for presencial, sempre confira o valor na máquina do cartão antes de digitar sua senha, verifique ainda se o cartão devolvido após o pagamento é realmente o seu”, observou o diretor.


Informações


Caso o consumidor achar que caiu em algum golpe, deve procurar imediatamente o Procon de Cambé, que fica na Rua Pará, 126. O órgão funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h, sempre com agendamento de horário. O atendimento pelo telefone é no 3174-2851. As reclamações poderão ser registradas também pelo e-mail [email protected].

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade