23/06/21
PUBLICIDADE
Vai presentear a sua?

Procon de Rolândia oferece dicas de compras no Dia das Mães

Pixabay
Pixabay


O Dia das Mães, comemorado neste domingo (09), é uma época esperada pelos comerciantes. Mas, para evitar surpresas desagradáveis ao comprar os presentes, o Procon de Rolândia oferece dicas aos consumidores. Veja a seguir:


O primeiro passo:

É importante realizar uma lista com os possíveis presentes e, após fazer a escolha, pesquisar preços. Cabo Neto, que é o Coordenador do órgão, sugere que "ao sair às compras, o consumidor deve ter uma definição do que pretende adquirir e quanto pretende gastar, levando em conta as condições de pagamento e os juros em caso de parcelamento".

Se a compra for virtual, é necessário atentar-se à segurança, pesquisando a confiabilidade da empresa na própria internet ou através dos registros de queixas nos órgãos de defesa do consumidor.

Para muitas pessoas, é tradição celebrar a data com almoços em restaurantes. Cabo Neto lembra a importância de se fazer reserva antecipada, já que o restaurante escolhido pode preencher a totalidade de mesas liberadas (atendimento aos decretos) e, com isso, acarretar longas esperas e aborrecimentos.

Opções:

Na aquisição de roupas e calçados, o consumidor precisa conferir as informações contidas na etiqueta (composição do tecido, tamanho, período de trocas, etc.).

É importante estar ciente de que a loja só é obrigada a efetuar a substituição em caso de defeitos na mercadoria. Quando o problema for, por exemplo, o tamanho que não ficou adequado, a cor ou modelo que não agradou o consumidor, o estabelecimento só deve substituir o produto se tiver se comprometido no momento da compra - tal compromisso deve constar por escrito, seja na etiqueta do item, na nota fiscal ou em qualquer outro documento que comprove o que foi prometido e quais as condições para se obter a troca como, por exemplo, o prazo.

Para exercer o direito a troca, é importante manter a etiqueta do produto e guardar a nota fiscal.

Se a escolha for por eletrônicos ou eletrodomésticos, é obrigatória a entrega de manual, com as orientações em português, para que se entenda como usar o produto. O ideal é que, na hora da compra, seja solicitado um teste do aparelho, para avaliar se os recursos tecnológicos estão funcionando. É fundamental exigir nota fiscal, manual, termo de garantia e a relação das assistências técnicas autorizadas.

Com o aumento da demanda por flores nessa época, a sugestão é que se esteja atento às condições e à procedência das mesmas, se há taxa de entrega, quais os tipos de embalagens e estilos do arranjo disponíveis, pois tais elementos interferem no preço final. As cestas de café da manhã também são muito pedidas. O recomendado é adquiri-las de empresas ou pessoas conhecidas. Os produtos embalados, mesmo que não estejam na embalagem original, precisam ter etiquetas com todas as informações obrigatórias, tais como composição e prazo de validade.

Com problemas?: O Procon de Rolândia informa que o atendimento presencial ao público está mantido de segunda a quinta-feira, das 10h às 15h, na avenida dos Expedicionários, 290. Pela internet, o órgão atende no endereço eletrônico [email protected] Os telefones (043) 3156-0564, 3906-1009 e 3906-1028 também estão disponíveis.
Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
Continue lendo
Tchau, chuva!

Com migração de frente fria para o sudeste, estabilidade e sol retornam em Londrina nesta quarta

23 JUN 2021 às 10h00
Valor adicional

Se Aneel aprovar, conta de luz poderá ter aumento de até 20% em julho

23 JUN 2021 às 09h46
Veja os contemplados

Receita abre consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2021

23 JUN 2021 às 09h40
Nesta madrugada

Dois homens são flagrados em imóvel no centro de Londrina e detidos com 16,90 kg de fios elétricos

23 JUN 2021 às 09h12
Fiscalização

Londrina: 11 motocicletas e 11 carros são recolhidos e prisão é efetuada em blitz nesta terça-feira

23 JUN 2021 às 09h00
Aos 48 anos

Homem é encontrado sem vida em residência de Londrina; Causa da morte ainda é desconhecida

23 JUN 2021 às 08h47
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados