O Procon-LD (Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina) vai retomar o atendimento presencial ao público, a partir de segunda-feira (11). Os atendimentos serão feitos das 9h às 15h, por meio de agendamento prévio, ou seja, cada pessoa será atendida com horário marcado, para evitar aglomerações. O órgão seguirá as recomendações do Decreto Municipal de Londrina nº 346/2020 e da Portaria n.º 6 do próprio núcleo, as quais garantem maior proteção à população e aos funcionários.
Segundo o diretor-executivo do PROCON-LD, Gustavo Richa, cada processo demora de 40 a 60 minutos para ser feito. Serão atendidas quatro pessoas por hora, por uma equipe de 15 estagiários, atuando em regime de escala. Os agendamentos já podem ser feitos a partir desta terça-feira (5), por meio dos telefones fixos 3345-0396 e 3345-0272, pelo WhatsApp 99914-3277 ou e-mail [email protected].
O órgão agora atende em novo espaço, na Rua Piauí, 1.117. O acesso ao prédio será controlado, sendo permitida somente a entrada do titular da reclamação, que deverá usar máscara de proteção durante todo o atendimento. A presença de acompanhantes está proibida. "Estamos tomando todas essas medidas, que são transitórias, para protegermos tanto os consumidores quanto os funcionários do Procon de um possível contágio pelo novo coronavírus. Sabemos da importância do distanciamento adequado para evitarmos a proliferação da Covid-19 e vamos continuar seguindo todas as orientações do Município de Londrina, para garantirmos a segurança e a saúde pública”, disse Richa.
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O consumidor que precisar registrar uma reclamação também poderá fazê-la pela internet, encaminhando um e-mail para [email protected]. Neste contato, o cidadão deve escrever seus dados pessoais (RG, CPF, comprovante de residência), narrar os fatos e seu pedido, além de anexar os documentos que comprovem o ocorrido (nota fiscal, ordem de serviço, contrato, etc).
O órgão de defesa também disponibilizou formulário-modelo para o atendimento, para facilitar o atendimento. Ele pode ser acessado na página oficial do Procon. Dúvidas também podem ser respondidas pelos atendentes, por meio dos telefone (43) 3345-0396 ou pelo 151, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. A página do Procon no Facebook também está aberta para ajudar a população.
Durante o período atual da pandemia, o setor de cartório do PROCON não realizará atendimento presencial e não haverá audiências de conciliação. Os consumidores que tiverem interesse poderão acompanhar sua reclamação na parte de consultas, no site do PROCON, ou ligar diretamente no órgão.
Os atendimentos presenciais estavam suspensos temporariamente desde março, devido à pandemia do novo coronavírus. A medida seguiu a determinação da Prefeitura de Londrina, disposta em decreto, de fechar os locais com grande circulação de pessoas, para reduzir o contato social e evitar a propagação do vírus.