Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Trabalho

Região Metropolitana de Londrina cria 1.922 vagas de emprego em março

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
29 abr 2021 às 15:15
- Gilson Abreu/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As cinco maiores cidades da RML (Região Metropolitana de Londrina) registraram aumento no número de contratações de trabalhadores no mês de março de 2021, com saldo de 1.922 admissões a mais que o volume de demissões. Londrina se destaca com o maior número absoluto de vagas abertas, num total de 567 empregos formais a mais, enquanto Ibiporã teve um crescimento relwtivo de 2,53% em comparação ao mês anterior.


A análise é do Nupea (Núcleo de Pesquisas Econômicas Aplicadas), da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), com base nos registros do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No levantamento de março, o setor que mais gerou emprego nas cinco maiores cidades da RML foi o da indústria, com 586 novos postos de trabalho, seguido da construção civil (388), comércio (327), agropecuária (311) e serviços (310).

Leia mais:

Imagem de destaque
Crescimento de 14,9%

LDO de Londrina para 2025 prevê orçamento de quase R$ 3,5 bilhões

Imagem de destaque
Educação Fiscal

Projeto da UEL presta orientação gratuita sobre declaração do Imposto de Renda

Imagem de destaque
Sem conexão

Paraná terá voo direto para Assunção, no Paraguai, saindo do Aeroporto Afonso Pena

Imagem de destaque
Mais de 1.600 vagas em Londrina

Agências do Trabalhador têm 17,7 mil vagas disponíveis em todo o Paraná



Quando se analisa exclusivamente Londrina, o grande gerador de empregos no mês de março foi o setor de construção civil, com 255 contratações a mais que demissões. Em seguida vêm o comércio, com 138 vagas abertas, a indústria, com 100, e o setor de serviços, com 72. A agropecuária gerou apenas dois empregos formais.

Publicidade


O coordenador do Nupea, o economista Marcos Rambalducci, explica que a criação destes postos de trabalho está ligada ao grande volume de demissões ocorridas desde o início da pandemia do novo coronavírus. "Quando chegou em janeiro, foi necessário readmitir pessoas. E a indústria teve um papel importante nisso, já que teve mais facilidade que outros setores para adaptar os ambientes às medidas sanitárias impostas pela pandemia. Com essas pessoas empregadas, começou a reativar a economia, aquecendo o comércio e o setor de serviços",afirma.


Do outro lado, a construção civil também voltou a empregar porque as construtoras, que estavam com projetos estacionados, voltaram aos trabalhos, incentivadas por juros mais baixos. "Este setor é responsável por 40$ das vagas abertas", diz o economista.

Publicidade


TRIMESTRE VIRTUOSO


Março foi o terceiro mês consecutivo com abertura de vagas de emprego na RML. Em janeiro, houve a evolução de 2.368 postos e, em fevereiro, 2.628.

Publicidade


Porém, as projeções dos economistas indicam que os dados de abril, que serão consolidados próximo ao fim de maio, devem ser negativos ou próximo de zero. De acordo com Rambalducci, este cenário, se confirmado, será reflexo das medidas mais restritivas e de lockdowns aplicados para tentar conter o avanço da pandemia.


O Nupea analisa mensalmente a movimentação de admissões e demissões nas maiores cidades da RML (Londrina, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Arapongas) para elaborar boletins mensais em relações ao PIB (Produto Interno Bruto, que é a soma de todas as riquezas produzidas) e ao número de habitantes. Os cinco municípios abrigam 82,2% da população total e são responsáveis por 86,4% de todo o PIB da região metropolitana.

(Atualizado às 17h35)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade