A restituição do Imposto de Renda, liberada desde esta sexta-feira, só pode ser sacada através de conta bancária. Quem não tem conta em banco, estava sendo orientado pelo Banco do Brasil a abrir uma conta normal ou conta-poupança a partir de segunda-feira. O atendimento está sendo feito nas agências do BB ou pelo fone 0800-785678.
O primeiro lote de restituição do IR 2001, ano-base 2000, abrange 1.019 contribuintes no País, que corresponde a um total de R$ 850 milhões. O Banco do Brasil está pagando um total de 770 mil restituições, que equivale a 75% de todas as liberações da Receita Federal.
O valor da restituição foi corrigido em 2,34%, referentes à variação da taxa Selic de maio e de 1% de junho. Depois de liberada, a restituição não sofrerá mais qualquer acréscimo, independente do tempo em que for sacada.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Após polêmica, Marinha anuncia concurso com 800 vagas
Concurso da Embrapa tem 1.027 vagas e salários de até R$ 12,8 mil
Quer decorar a casa para o Natal? Saiba como economizar na conta de luz com segurança
A obrigatoriedade do depósito do IR em conta é da nova legislação da Receita Federal, para reduzir a incidência de fraudes na apuração do imposto. Esse ano, o BB não está mais pagando a restituição na boca do caixa.
Para formalizar o pedido de abertura de conta, o contribuinte deve apresentar o extrato enviado pela Receita e documentos pessoas. O BB não vai cobrar taxa na operação de abertura de conta.