20/09/20
°/°
PUBLICIDADE
Aposentadoria

Saiba como ficam os benefícios do INSS com os postos fechados

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência <a href='/tags/brasil/' rel='noreferrer' target='_blank'>Brasil</a>


As agências da Previdência Social permanecerão fechadas até 24 de agosto devido à quarentena de combate à pandemia de Covid-19. Até lá, os segurados do INSS continuarão dependendo do atendimento a distância para solicitar ou manter seus benefícios.


Enquanto a retomada presencial não ocorre, o INSS continua recebendo pedidos e comunicando aos segurados concessões e indeferimentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios por meio da internet, principalmente pelo aplicativo Meu INSS, e por meio da Central 135.

Alguns serviços que só podem ser prestados com a presença do segurado estão suspensos, como ocorre com o recadastramento anual da senha, também chamado de prova de vida.

O segurado que estava com o seu benefício ativo em março não precisará ir ao banco para recadastrar a senha até, pelo menos, 30 de setembro. O INSS pode prolongar o período, embora isso não esteja previsto.

A entrega de documentos complementares nas agências, chamada de cumprimento de exigências, também teve seu prazo de 30 dias suspenso. Mas o serviço continua sendo possível por meio do envio de cópias digitalizadas pelo Meu INSS.

No estado de São Paulo, as agências passaram a receber cópias dos papéis em envelopes lacrados. Quem cumpre a exigência reduz a espera pela análise do pedido de benefício.

Serviços que dependem do exame do cidadão por um médico perito, como ocorre na análise de pedidos de auxílios-doença, são impraticáveis enquanto as agências estiverem fechadas. Por isso, o INSS passou a adiantar R$ 1.045 por mês para segurados aprovados em uma análise prévia.

Para ter o adiantamento, o cidadão precisa enviar pelo Meu INSS a imagem digitalizada do relatório médico atestando a incapacidade para o trabalho.
Clayton Castelani - Folhapress
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Pandemia
Carreata em Londrina pede adoção de tratamento precoce contra a Covid-19
20 SET 2020 às 16h35
Tudo digital
Governo prepara extinção do parque gráfico do Estado
20 SET 2020 às 15h16
Em Peabiru
Polícia rodoviária apreende produtos estrangeiros em caminhão de Londrina
20 SET 2020 às 13h49
Nossa Senhora da Paz
PM entra em confronto com aglomeração e usa munição não letal para conter pessoas
20 SET 2020 às 12h58
Futuro Emergencial
Ratinho sanciona lei para garantir empregos de jovens aprendizes na pandemia
20 SET 2020 às 12h05
Mais que a indústria
Agronegócio aumenta demanda por frete em 10% em 2020
20 SET 2020 às 11h18
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados