Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aposentadoria

Saiba como ficam os benefícios do INSS com os postos fechados

Clayton Castelani - Folhapress
04 ago 2020 às 09:15
- Arquivo/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As agências da Previdência Social permanecerão fechadas até 24 de agosto devido à quarentena de combate à pandemia de Covid-19. Até lá, os segurados do INSS continuarão dependendo do atendimento a distância para solicitar ou manter seus benefícios.


Enquanto a retomada presencial não ocorre, o INSS continua recebendo pedidos e comunicando aos segurados concessões e indeferimentos de aposentadorias, pensões e outros benefícios por meio da internet, principalmente pelo aplicativo Meu INSS, e por meio da Central 135.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Alguns serviços que só podem ser prestados com a presença do segurado estão suspensos, como ocorre com o recadastramento anual da senha, também chamado de prova de vida.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja como funciona

Usuários de rodovias do Norte do Paraná voltam a pagar pedágio

Imagem de destaque

Bombons e barras de chocolate ficam mais caros na Páscoa 2024, diz estudo

Imagem de destaque
Veja como participar

Prazo para renegociação de dívidas através de mutirão online do Procon vai até 15 de abril

Imagem de destaque
Segunda retração do ano

Intenção de Consumo das Famílias cai 5,5% no Paraná em março


O segurado que estava com o seu benefício ativo em março não precisará ir ao banco para recadastrar a senha até, pelo menos, 30 de setembro. O INSS pode prolongar o período, embora isso não esteja previsto.

Publicidade


A entrega de documentos complementares nas agências, chamada de cumprimento de exigências, também teve seu prazo de 30 dias suspenso. Mas o serviço continua sendo possível por meio do envio de cópias digitalizadas pelo Meu INSS.


No estado de São Paulo, as agências passaram a receber cópias dos papéis em envelopes lacrados. Quem cumpre a exigência reduz a espera pela análise do pedido de benefício.


Serviços que dependem do exame do cidadão por um médico perito, como ocorre na análise de pedidos de auxílios-doença, são impraticáveis enquanto as agências estiverem fechadas. Por isso, o INSS passou a adiantar R$ 1.045 por mês para segurados aprovados em uma análise prévia.

Para ter o adiantamento, o cidadão precisa enviar pelo Meu INSS a imagem digitalizada do relatório médico atestando a incapacidade para o trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade