Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja dicas!

Segunda parcela do 13º do INSS começa a ser paga; veja o que fazer com o dinheiro

Laíssa Barros/Folhapress
24 jun 2021 às 11:39
- Marcello Casal Jr/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Não tenho como guardar, vou ter que usar o dinheiro para pagar dívidas e contas. Ainda mais agora, na pandemia, com os preços lá no alto, não vou conseguir poupar. A segunda parcela do 13º vai entrar e sair rapidinho da minha conta, assim como foi a primeira", conta o aposentado José Santana Oliveira.


O aposentado é um dos cerca de 31 milhões de beneficiários que receberão o depósito da segunda parte do 13º a partir desta quinta-feira (24). Neste ano, os pagamentos dos aposentados e pensionistas foram antecipados por conta da crise econômica causada pela Covid-19. Os depósitos começam pelos segurados que recebem o salário mínimo. A primeira parte foi paga entre maio e o começo de junho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Assim como Oliveira, muitos segurados usarão o dinheiro para pagar dívidas e contas, porém, diante do pagamento adicional, especialistas acreditam que é importante pensar muito bem antes de gastar o dinheiro, até mesmo se a grana for pagar valores em débito. Eles ressaltam que é interessante cogitar na possibilidade de guardar ou investir, se possível.

Leia mais:

Imagem de destaque
Perspectiva

Dia das Mães: 72% dos paranaenses devem presentear, segundo Fecomércio

Imagem de destaque
Estimativa

Reforma deve reduzir tributo sobre imóveis do Minha Casa, Minha Vida, prevê Fazenda

Imagem de destaque
Eletrônica

Aposta de SP leva R$ 5,58 milhões do concurso 2717 da Mega-Sena

Imagem de destaque
Reforma Tributária

Picanha e camarão terão alívio de imposto mesmo fora da cesta básica, diz governo


Reservar ou pagar contas

Publicidade


Segundo o coordenador do Instituto de Finanças da Fecap (Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado), Ahmed Sameeer El Khatib, a antecipação não deve ser encarada como uma renda extra.


"Em primeiro lugar, aconselho não fazer novas dívidas com esse dinheiro. A antecipação do 13º não deve ser usada exclusivamente para o pagamento de dívidas. É importante lembrar que, em tempos de pandemia, inúmeros contratempos podem acontecer, como problemas de saúde, manutenção da casa e outras necessidades financeiras que devem demandar uma despesa inesperada no orçamento doméstico. E esse pode ser destino desse dinheiro extra", diz.

Publicidade


O especialista lembra que é importante usar parte desse recurso para criar um fundo de despesas emergenciais para evitar surpresas no final do ano, quando, normalmente, o 13º deveria compor a renda do aposentado e pensionista.


O aposentado Antônio Carlos Aparecido diz que até gostaria de seguir as dicas do especialista e afirma que aconselha muitos amigos a fazer o mesmo, porém, neste ano, o dinheiro do pagamento já tem destino certo: a quitação de uma dívida.

Publicidade


"Quando fiquei sabendo da antecipação do pagamento, criei uma estratégia e pensei em usá-lo para pagar um débito em aberto que tenho com o meu banco. Como vou conseguir pagar à vista, eles vão me dar um belo desconto e, finalmente, conseguirei tirar o nome do vermelho", afirma ele.


De acordo com Cintia Senna, educadora financeira na DSOP Educação Financeira, a ideia de Aparecido é uma boa saída, pois parte do princípio de que a conta será terminada. Porém, ela desaconselha a usar a grana pra pagar apenas uma parcela ou uma conta mensal.

Publicidade


"Nesses casos, é mais interessante guardar o dinheiro e ir juntando com outros extras. Se tiver com o nome inadimplente e o dinheiro for liquidar o débito, pague. No entanto, se isso não for possível, é melhor guardar o valor e continuar juntando para conseguir pagar a dívida à vista e com descontos", aconselha a educadora.


Investir

Publicidade


Já para os aposentados que têm condições de usar a antecipação para investir, Cintia recomenda que a pessoa identifique seu perfil investidor e saiba o que quer fazer com o dinheiro aplicado. Segundo ela, isso ajudará a pessoa a escolher o tipo de aplicação que faz mais sentido para sua vida para usar o recurso de forma mais eficiente.


"Para quem quer investir o dinheiro em produtos financeiros com bom nível de segurança e que podem ser resgatados a qualquer momento, acredito que as melhores as opções de investimento são a poupança, as aplicações em CDBs, o Tesouro Selic e fundos de investimentos com modalidade diário."

Publicidade


"Já para quem pretende investir com a finalidade de comprar algo caro, viajar ou fazer um curso, ou seja, aqueles que podem esperar e não precisam resgatar o dinheiro a qualquer momento, os melhores investimentos são: CDBs com prazos, Tesouro Direto, IPCA e fundos de investimentos", afirma a educadora.


Educação financeira


Cintia destaca a importância de buscar conhecimento financeiro. "Procure seu gerente, um educador financeiro ou um agente de investimentos de confiança para conversar e entender qual o seu objetivo, o tempo que tem disponível e as opções para o que você quer. Depois de ouvir conselhos e dicas, estruture o melhor para você. Busque aprender e conhecer sobre investimentos e, assim, ter autonomia para investir, pagar dívidas ou gastar com consciência", lembra ela.


Esse é o caso do aposentado Roberto Batista de Souza, que irá guardar seu dinheiro e colocá-lo em investimentos de longo prazo. Ele atribui essa escolha ao seus estudos sobre planejamento financeiro e diz que isso sempre fez parte de sua vida.
"Acredito que essa minha atitude vem do fato de eu estudar sobre investimentos e formas de usar o dinheiro, mas sei que nem todos têm essa possibilidade", ressalta o aposentado.

"Porém, quem tem deveria pensar bem e ir atrás de conhecimento financeiro. Nunca gastei mais do que ganhava e não iria ser agora, na aposentadoria, que eu faria isso, ainda mais com um dinheiro extra como o 13º. Vou investir e, quem sabe, quando a pandemia acabar, eu possa viajar com a minha esposa sem a preocupação de pesar no bolso", conta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade