Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Queda de preços

Menor inflação em 18 anos gera expectativa para redução dos juros no país

Fábio Galiotto - Grupo Folha
08 out 2016 às 09:33
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A inflação fechou setembro em 0,08%, a menor variação para o mês em 18 anos, e gera expectativa de que o Banco Central (BC) possa reduzir a taxa básica de juros, a Selic, já na reunião deste mês. O resultado foi puxado pela desaceleração ou queda de preços em seis dos nove grupos considerados, principalmente a alimentação, artigos de residência e transportes, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado na sexta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado em nove meses deste ano, a inflação está em 5,51% e, em 12 meses, em 8,48%. Apesar do centro da meta do BC ser de 4,50%, com margem de 2 pontos percentuais para cima e para baixo, analistas consideram que é pouco provável que a variação de preços deste ano fique aquém do teto estipulado, de 6,50%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Mesmo assim, o menor índice desde a redução de 0,22% de setembro de 1998 e o grande recuo frente o 0,44% de agosto deste ano fazem com que as previsões comecem a apontar por uma redução da Selic na próxima reunião do Comitê de Política Econômica (Copom) do BC, marcada para os dias 18 e 19 deste mês. A medida influenciaria a confiança de empresários e consumidores para o início da reversão da recessão da economia, que se daria, entretanto, somente no próximo ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Fase de aprovação

Prefeitura quer beneficiar contribuintes em dia no IPTU com descontos progressivos

Imagem de destaque
Preços a partir de R$ 5

Associação de Voluntários do HU promove bazar beneficente

Imagem de destaque
Neste final de semana

Shopping de Londrina fará liquidação fora de época com descontos de até 70%

Imagem de destaque
Aproveite!

Bazar em Cambé venderá roupas a partir de R$ 2

Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade