A Oi, em parceria com a Prefeitura de Florianópolis, testa, a partir de outubro, telefones de uso público (TUP) que oferecem acesso à internet por tecnologia wi-fi. A capital catarinense será a primeira cidade do País a contar com esse serviço. O primeiro orelhão será instalado no Largo da Catedral e a previsão é de que 30 aparelhos sejam instalados até o fim de 2013.
Usuários do Brasil e do exterior, clientes de qualquer operadora, que tenham um dispositivo compatível com tecnologia wi-fi, poderão se conectar à Internet gratuitamente, desde que estejam num raio de 50 metros dos aparelhos, aproximadamente.
A instalação do serviço de wi-fi em telefones públicos faz parte da estratégia da rede Oi WiFi. Lançada em novembro de 2011, a rede tem o objetivo de atender à crescente demanda por acesso à internet móvel gerada pela popularização de smartphones e tablets.
Leia mais:
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Anatel autoriza sinal do 5G em todos os municípios; operadoras têm até 2029 para ativar
Na fase de teste dos orelhões, o acesso gratuito será ilimitado, bastando para isso o cliente se cadastrar no portal, que aparecerá logo após o usuário se conectar à rede Oi WiFi. Esse período é fundamental para o entendimento da demanda e para a garantia de um serviço de qualidade para a população. Ao longo do próximo ano, a expectativa é ampliar significativamente a oferta do serviço por meio desses aparelhos.
"Florianópolis é uma cidade com a qual a Oi tem uma forte parceria. Seu perfil inovador, com população altamente conectada, demonstra que há demanda significativa por acesso à Internet. Além disso, é uma forma de a Oi apoiar as ações públicas que estão levando Florianópolis a ser reconhecida como a capital da inovação. A Oi pretende lançar esse serviço como complemento à rede Oi WiFi em várias outras cidades, mas Florianópolis será a primeira delas", diz o diretor de Segmentos da Oi, Eduardo Aspesi.
"Mais uma vez, Florianópolis é pioneira em ações de inclusão digital, desta vez oferecendo aos cidadãos acesso à internet através da rede wi-fi disponível em aparelhos de telefonia pública. A Prefeitura cumpre seu papel de ser a incentivadora de ações e parcerias que resultam em benefício para os moradores de Florianópolis, afirma o prefeito de Florianópolis Dario Berger".
Passo-a-passo para conexão:
- Procurar as redes sem fio disponíveis, em um aparelho compatível com a tecnologia wi-fi;
- Selecionar a rede "Oi WiFi";
- Abrir o navegador para acessar a página de registro do Oi WiFi;
- Preencher seus dados pessoais (nome completo, telefone, email e CPF);
- Iniciar a navegação.