Falar sobre planejamento financeiro e controle de gastos de uma forma leve e divertida, com o objetivo de ensinar sobre a importância da educação financeira. Com este foco, o Sicredi, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, lança três desenhos animados da Turma da Mônica. Cada episódio tem duração de um minuto e meio, e os temas centrais são: de onde vem o dinheiro, orçamento familiar e a recompensa de quem sabe administrar os gastos. O lançamento ocorreu no sábado (11), durante evento no Parque da Mônica, em São Paulo (SP).
Esses temas são baseados nas primeiras revistas em quadrinhos da Turma da Mônica sobre educação financeira, lançados em 2018. Em 2019, serão lançadas mais três edições - o conteúdo dos materiais tem como base o Caderno de Educação Financeira e Gestão de Finanças Pessoais do Banco Central.
A iniciativa integra a Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece de 20 a 26 de maio, promovida pelo Conef (Comitê Nacional de Educação Financeira).
Leia mais:
BC anuncia novo leilão de linha, de US$ 3 bilhões, para a próxima segunda-feira (16)
Lei que isenta IPVA de motos até 170 cilindradas é sancionada no Paraná
Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024
Anfavea projeta aumento de 5,6% nas vendas de veículos em 2025
"É necessário que as crianças estejam desde cedo familiarizadas com conceitos como poupança, valor do dinheiro e orçamento doméstico. Uma criança que entende as relações de consumo e a importância do hábito de poupar terá mais chances de evitar dívidas no futuro. E nada melhor que falar sobre esse tema coma ajuda de personagens tão queridos dos brasileiros como os da Turma da Mônica", aponta Manfred Desenbrock, presidente do Sicredipar (Sicredi Participações S.A.) e da Central Sicredi PR/SP/RJ.
"As soluções para o crescimento do País passam justamente pelas boas informações por intermédio da educação. Crianças e jovens precisam saber desde cedo como resolverem problemas que seus pais já enfrentam e que eles enfrentarão por toda a vida. Os quadrinhos e as animações que desenvolvemos junto com o Sicredi ajudam para que essas informações cheguem corretas e diretas para todos", diz Mauricio de Sousa.
Os três episódios estão disponíveis no Youtube. Confira!
Quadrinhos
Também foi lançada a quarta edição da revista em quadrinhos da Turma da Mônica sobre educação financeira. O material será disponibilizado nas agências do Sicredi, que já distribuiu 2,1 milhões de exemplares.
*A jornalista viajou a convite da organização.