Faltando apenas cinco dias para o encerramento do prazo de entrega das declarações do IRPF 2025 (Imposto de Renda Pessoa Física), um terço dos londrinenses ainda não acertou as contas com o Leão. Quem perder o prazo deverá pagar multa, que pode chegar a até 20% do valor do imposto devido.
Das cerca de 170 mil declarações esperadas no município, pouco mais de 118 mil haviam sido enviadas à Receita Federal até o início da noite deste domingo (25), o que corresponde a 69% do total.
O risco de preencher a declaração na última hora é deixar passar algum dado importante ou enfrentar problemas técnicos, como dificuldade para baixar o programa no computador ou instabilidades na internet.
Leia mais:

Empresa de ônibus encerra operações e dificulta mobilidade no Noroeste

Moradores de Apucarana, Ibiporã e Londrina são premiados no Nota Paraná

Dia de Campo levará conhecimento prático aos produtores rurais de Sabáudia

Comércio promove liquidação para aquecer as vendas em Londrina
Quem enviar os formulários após as 23h59 da próxima sexta-feira (30), terá de pagar multa. O valor mínimo é de R$ 165,74, podendo aumentar para até 20% do total do imposto devido.
Segundo o delegado da Receita Federal em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, embora elevado, o percentual de declarações ainda a serem entregues está dentro da média prevista. “A gente observa, ao longo dos anos, que um terço deixa para a última semana mesmo. E Londrina não é diferente do resto do país. Os sistemas da Receita Federal estão preparados para receber um volume maior de declarações nesses últimos dias.”
Para quem não seguiu a velha recomendação da Receita de não deixar para os últimos dias e tem o hábito de fazer a própria declaração, optar pelo modelo pré-preenchido pode agilizar o processo. Nesse tipo de formulário, 90% dos dados já vêm discriminados e o contribuinte deve apenas fazer a conferência e acrescentar as informações restantes, como gastos com educação e saúde, por exemplo. Para ter acesso a esse modelo de declaração, é preciso ter uma conta no portal www. gov.br.
Aqueles que optarem pelo formulário pré-preenchido também terão prioridade no pagamento das restituições.
Se o contribuinte não conseguir reunir toda a documentação até o prazo final, como um recibo de tratamento odontológico, por exemplo, a orientação de Cardoso é que preencha o formulário com o maior número de dados que conseguir e, posteriormente, inclua as informações que faltaram, enviando uma declaração retificadora. “A retificação pode ser feita após o prazo para envio das declarações, sem a cobrança de multa ou qualquer penalidade”, ressaltou o delegado.
CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA
