A Cisa-CSN Indústria de Aços Revestidos, uma unidade da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em Araucária (Região Metropolitana de Curitiba), terminou a primeira fase de implantação no Paraná. O Centro de Serviços já entrou em funcionamento. Mas ele representa apenas 10% do projeto total.
Até o primeiro trimestre de 2002 deverá entrar em funcionamento a unidade de relaminação e revestimento de aço, com investimentos de US$ 180 milhões. Essa segunda etapa vai comportar a principal fase de produção da fábrica.
A Cisa será responsável pela maior parte da produção de aço para construção civil e linha branca (eletrodomésticos) do grupo CSN. "Essa unidade terá capacidade de produção de 440 mil toneladas de produtos por ano, mas com capacidade instalada para 550 mil toneladas", diz o diretor industrial da Cisa, Márcio Lims.
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Com o crescimento das atividades da unidade, também cresce a necessidade de mão de obra. Hoje o centro de serviços da Cisa emprega cerca de 100 pessoas. Quando a unidade de relaminação e revestimento estiver em funcionamento serão cerca de 510 empregos diretos. Segundo o diretor da fábrica, toda a mão de obra necessária será contratada em Araucária.
Leia mais em reportagem de Emrson Cervi, na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta terça-feira