Pesquisa feita pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) com apoio da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) indica um crescimento de 6,8% nas vendas de Natal em Londrina. A média paranaense ficou em 6,6%.
Em Londrina, 44% dos comerciantes disseram que as vendas foram superiores a 2021, enquanto 16% afirmaram que foram iguais, 33% indicaram queda e 7% não souberam responder. Os dados foram divulgados nesta quarta (28).
Com relação à expectativa da economia brasileira para 2023, 65% dos comerciantes londrinenses se dizem preocupados, enquanto 28% estão animados e 7% desanimados.
Leia mais:
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Londrina e Maringá se unem para fortalecer Tecnologia da Informação e Comunicação
Mercado de trabalho em 2025: saiba o que será exigido de empresas e profissionais
A perspectiva muda, porém, quando o cenário é a expectativa para o próprio negócio nos próximos meses, onde 53% dos comerciantes londrinenses se mostram animados, 44% estão preocupados e 2% se dizem desanimados.
Quanto ao nível de contratação de mão de obra para o Natal, em comparação com 2021, 36% dos comerciantes de Londrina disseram que foi superior, enquanto 64% responderam que foi igual.
O levantamento foi realizado pelo grupo DataCenso e ouviu 503 comerciantes nas principais cidades do Paraná entre os dias 26 e 27 de dezembro, e apresenta margem de erro de 4%.