Mais uma empresa de Londrina anunciou que irá fechar as portas em razão dos transtornos causados pela obra do viaduto entre as avenidas Rio Branco e Leste Oeste, região central. Trata-se de uma rede de mercados, a Fruttaria Mais, que comunicou os clientes nas redes sociais que encerrará as atividades no próximo domingo (9) sob o argumento de que o comércio está "ilhado" em meio "às obras intermináveis". O aviso ainda diz que o fechamento é a melhor opção à curto prazo já que o acesso dos clientes ficou bem restrito nesta fase da obra.
A rede se instalou em meados de 2019 na esquina da Avenida Rio Branco com a Rua Porto Alegre e mantinha 20 empregos diretos, além dos terceirizados. "Ficou inviável por conta da dificuldade de acesso, como a Prefeitura não tem sinalização de quando vai terminar essa obra, não temos como atender a clientela", lamenta o gerente Antonio Carlos Pimenta.
Os últimos fechamentos do tráfego de veículos - na Avenida Rio Branco entre Tiradentes e Leste Oeste - provocaram uma queda de 60% no fluxo, informou o gerente do estabelecimento. "Agora estamos procurando um imóvel um pouco menor, mas ainda não definimos. Não vamos conseguir ficar com todo o quadro, infelizmente são 7 familias que vão ficar sem renda por conta desse transtorno da obra". A empresa irá absorver os funcionários também em outras duas unidades já instaladas na zona sul de Londrina.
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A ordem de serviço da obra do viaduto foi assinada em janeiro de 2021 com prazo de execução de dois anos, o que implica dizer que deveria ter terminado em janeiro de 2023. No final de dezembro a prefeitura e a empresa TCE Engenharia assinaram um termo definindo o prazo de entrega em julho deste anos. Mas recentemente, a empreeiteira protocolou novo pedido de mais prazo para poder executar o serviço até novembro alegando o intenso período chuvoso no verão.
Questionado em coletiva da imprensa na última semana, o prefeito Marcelo Belinati (PP) desconversou quando questionado se haveria algum tipo de ajuda aos donos desses estabelecimentos por conta dos entraves da obra. O custo total do investimento já ultrapassa os R$ 32 milhões.