Com a vacinação da primeira dose ou dose única chegando a 95% da população adulta do Paraná, o governo do Estado resolveu o decreto 8.705/2021, editado no último dia 14 e aumentar a capacidade de público em eventos. A normativa com a liberação (nº 8.771/2021) foi assinada pelo governador Ratinho Junior nesta terça-feira (21).
Pelo documento, em eventos realizados em espaços abertos, para público exclusivamente sentado ou delimitado, está permitido limite de público de 60% do previsto para o local, não podendo ultrapassar as 5 mil pessoas.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Os eventos realizados em ambientes fechados, para público exclusivamente sentado ou delimitado, poderão ser realizados com capacidade máxima de lotação de 50% do previsto para o local, desde que não ultrapasse 2 mil pessoas.
Segue valendo, contudo, a necessidade de os participantes estarem com o esquema vacinal completo contra a doença ou apresentar exame RT-PCR negativo, com no máximo 48 horas de antecedência.
O texto prevê excepcionalidade para a realização de concursos públicos e demais processos seletivos. A realização de eventos esportivos com público, por sua vez, será regulamentado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).
Permanece proibida a realização presencial dos eventos, de qualquer tipo, que possuam uma ou mais das seguintes características: em local fechado que não tenha sistema de climatização com renovação do ar e Plano de Manutenção, Operação e Controle atualizados; que demandem a permanência do público em pé durante sua realização; com duração superior a 6 horas; que não consigam garantir o controle de público no local ou que possam atrair presença de público superior àquele determinado nesta norma, como exposições e festivais; de caráter internacional; realizados em locais não autorizados para esse fim; e que não atendam os critérios previstos nesta legislação e demais normativas vigentes.
O documento tem validade até 1º de outubro.
*Com informações da AEN-PR (Agência Estadual de Notícias do Paraná)