Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Levados para a restinga

IAT resgata 20 filhotes e dois ovos de lagartos em jardim de residência no litoral do PR

Redação Bonde com AEN
31 jan 2025 às 18:02

Compartilhar notícia

Divulgação/IAT/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Técnicos do IAT (Instituto Água e Terra) fizeram o resgate de 20 filhotes e dois ovos de lagarto-teiú (Salvator merianae) nesta sexta-feira (31) no Balneário Atami, praia de Pontal do Paraná, no Litoral do Paraná. A fêmea que eclodiu os ovos já não estava mais presente quando os filhotes foram encontrados. O ninho dos lagartos estava no jardim de uma residência. A soltura de todos os 22 filhotes ocorreu em uma região de restinga.


O lagarto-teiú é a maior espécie de lagartos encontrada no Brasil, podendo alcançar até 2 metros da cabeça até a ponta da cauda. Por um animal que não tem cuidado parental – é comum que a fêmea abandone seus filhotes após o nascimento -, sua alimentação é muito variada, incluindo frutas, folhas, carnes, insetos, roedores e até mesmo outros lagartos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os teiús são essenciais no equilíbrio da biodiversidade, tendo papel de destaque no controle de pragas urbanas como ratos e insetos. Eles também são importantes dispersores de sementes, advindas dos frutos que consomem, garantindo o surgimento de novas mudas de plantas em todo o Brasil, exceto na Floresta Amazônica, único espaço do território brasileiro onde não é encontrado.

Leia mais:

Imagem de destaque
'Justiça social'

Isenção de Imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil será enviada ao Congresso dia 18

Imagem de destaque
20 anos de prisão

Desembargador revoga prisão domiciliar de ex-policial que matou petista em Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
Pediu dinheiro

Homem em situação de rua com 40 boletins de ocorrência invade loja e é preso em Londrina

Imagem de destaque
Trama golpista

STF mantém por unanimidade prisão de Braga Netto


Denuncie

Publicidade


Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra (https://www.iat.pr.gov.br/Pagina/Fale-Conosco) ou da Polícia Militar do Paraná (https://www.pmpr.pr.gov.br/Pagina/Registre-sua-reivindicacao).


Com fiscalização, número de multas por crimes ambientais na Mata Atlântica cresceu em 2024

Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo