Está prevista para o dia 14 de dezembro, a inauguração da Casa de Custódia de Arapongas. A unidade penal disponibilizará 136 novas vagas masculinas, distribuídas em 15 celas. Foram investidos R$ 8,8 milhões na estrutura de 1.464 m² de área construída que foi projetada com canteiros de trabalho, salas de aula, enfermaria e celas adaptadas para pessoas com deficiência. O terreno, localizado na entrada da cidade, possui 4,1 mil metros quadrados e foi cedido pela prefeitura municipal.
Arapongas faz parte da regional da Polícia Penal de Londrina, que conta com total aproximado de 6500 pessoas privadas de liberdade. É a segunda maior em população prisional do Estado, sendo a primeira a capital, Curitiba. Com a nova unidade penal será possível dar condições mais dignas ao tratamento penal e fornecer ainda mais canteiros de trabalho contribuindo com a ressocialização dos apenados.
A antiga Cadeia Pública de Arapongas foi desativada e demolida em setembro de 2022. Localizada na região central da cidade, o prédio foi herdado da Polícia Civil em 2018, com mais de 50 anos de uso. A carceragem era improvisada com 38 vagas, mas contava com média de 280 pessoas privadas de liberdade.
Leia mais:
Projeto da UEL vai atender empreendedores da área de alimentação
Ainda sem reforços, Londrina EC estreia na Supercopa Paraná
Guarda Municipal promove operação Londrina Natal Seguro
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
A precariedade estrutural fazia a unidade padecer na insegurança, onde materiais ilícitos eram facilmente arremessados por transeuntes infratores e facilitando a possibilidade de fugas.
Contribuindo com o desafogamento de vagas no sistema penal da região de Londrina, neste ano também foi iniciada construção da Penitenciária Estadual de Ribeirão do Pinhal. A obra está sendo realizada em terreno de aproximadamente 13 mil metros quadrados e deverá alojar 800 PPL’s. A previsão orçamentária é de R$ 51 milhões e a conclusão é estimada para 18 meses.