Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Indicadores socioeconômicos

Londrina perde posições no Índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios

Celso Felizardo - Grupo Folha
12 mai 2025 às 12:40

Compartilhar notícia

Isaac Sitta Fontana
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar da constante evolução nos indicadores do IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios), Londrina vem perdendo posições no ranking estadual ao longo dos anos. Os dados mais recentes, ano-base 2023, divulgados na semana passada, colocam o município mais populoso do interior do Paraná na 20ª colocação no estado, com índice geral de 0,8341. Em 2019, pré-pandemia, a cidade ocupava o 10º lugar e, em 2013, primeiro ano da série histórica, tinha o terceiro melhor desempenho, atrás apenas de Maringá e Curitiba.



O IFDM é um estudo anual elaborado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). Ele acompanha o desenvolvimento socioeconômico dos mais de 5 mil municípios brasileiros, avaliando três áreas fundamentais: Emprego e Renda, Educação e Saúde. Quanto mais próximo de 1,0000 melhor é o desempenho.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A área mais bem avaliada em Londrina é Emprego e Renda, 0,9709. Educação, por sua vez, teve nota 0,7681. A Saúde foi o quesito com a avaliação mais baixa, 0,7632.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM AUDIÊNCIA

Ressarcimento a vítimas de descontos indevidos deve começar em 24 de julho, diz presidente do INSS

Imagem de destaque
Nesta tarde

Acidente com três carros e uma ambulância deixa um morto e seis feridos em Bandeirantes

Imagem de destaque

Hospitais privados poderão abater dívidas por atendimento ao SUS

Imagem de destaque
Teve que recolher

Prefeitura de Arapongas flagra casos de descarte irregular de lixo e notifica responsável


A queda de Londrina no ranking estadual é explicada, em parte, pelo bom desempenho dos municípios paranaenses no ranking. Dos 10 primeiros colocados, cinco são paranaenses. Curitiba despontou como a terceira melhor do país, com IFDM de 0,8855, seguida por Maringá, em quarto lugar, com 0,8814. Toledo (0,8763), Marechal Cândido Rondon (0,8751); no Oeste; e Francisco Beltrão (0,8742), no Sudoeste, completam a lista das paranaenses no Top 10 nacional em 6º, 7º e 9º lugares, respectivamente.

CONTINUE LENDO NA FOLHA DE LONDRINA

Imagem
Londrina avança, mas perde posições no Índice Firjan
Londrina perde posições no Índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios, apesar de avanços em indicadores socioeconômicos. Entenda os desafios enfrentados.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo

Portais

Anuncie

Outras empresas