Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia de Finados

Acesf divulga prazo para obras em túmulos de cemitérios

Redação Bonde com N.Com
16 out 2019 às 08:47
- Rodolfo Salloum/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a aproximação do Feriado de Finados, celebrado pelos católicos no dia 2 de novembro, a Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) informa os prazos para a realização de obras de construção ou reformas nos túmulos dos cemitérios municipais de Londrina.

Os interessados em realizar construções, reparos ou reformas nos jazigos têm até o último domingo do mês para fazê-lo, ou seja, até 27 de outubro. Já os concessionários que desejam repaginar o túmulo de seu ente querido, por meio de uma nova pintura, devem fazê-la até, no máximo, 28 de outubro.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A única atividade que será permitida até terça-feira (29) será a limpeza simples, utilizando água, sabão, panos e balde. Do dia 30 de outubro a 2 de novembro ficam proibidos quaisquer serviços no interior dos 13 cemitérios municipais. Os trabalhos de higienização e as obras somente poderão ser retomadas depois do feriado, ou seja, a partir de domingo (3).

Leia mais:

Imagem de destaque
Símbolo de luta

Morre em Londrina Renan Cavalari, criador da Sereia do Amazonas

Imagem de destaque
Novos mocós

Região central tem quase metade dos imóveis abandonados de Londrina

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita


O superintendente da Acesf, Leonilso Jaqueta, lembra que, além dos prazos finais para os serviços de melhorias nos túmulos, os mutuários não podem se esquecer de pedir o requerimento para a liberação do serviço, na sede da Acesf, na avenida Juscelino Kubitschek, 2.948, Centro. Aqueles que tiverem dúvidas podem telefonar para (43) 3372-7850 ou (43) 3372-7855.

Publicidade


"Para realizar as obras, o concessionário deve ir até a sede da Acesf, munido do nome completo, número da carteira de identidade (RG) e o telefone dos pedreiros ou pintores contratados. A intenção é que tudo transcorra de forma tranquila, por isso, seguimos os prazos e os procedimentos do Código de Posturas do Município", explicou o superintendente.


No dia do Feriado de Finados, todos os servidores da Acesf estarão à disposição, para tirar dúvidas dos visitantes e, quando for necessário, vão encaminhar os munícipes até o jazigo correto. Os cinco cemitérios urbanos e os oito dos distritos estarão abertos à população das 8h às 18h. Além disso, os agentes de trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) organizarão o trânsito nas vias do entorno dos cemitérios.


Os visitantes também continuam proibidos de adentrar aos cemitérios com vasos de flores artificiais ou embalagens plásticas de flores e velas. As flores naturais estão permitidas sem a embalagem plástica, conforme dita a resolução municipal nº 1/2011. Objetos que podem acumular água parada e ajudar na proliferação do mosquito da dengue também não podem ser deixados sob os jazigos. A intenção é que os cemitérios não sejam pontos críticos para a proliferação do Aedes aegypti, na cidade.

Pesquisa de satisfação
Durante o feriado (2), servidores da Acesf estarão em todos os cemitérios municipais, da área urbana e área rural, realizando a pesquisa anual de satisfação da Autarquia. Os agentes serão identificados com coletes azuis, na entrada de cada cemitério. A pesquisa oferece para a população a oportunidade de avaliar as capelas mortuárias e os cemitérios municipais, e apontar sugestões para utilização dos recursos obtidos por meio da Taxa de Manutenção de Cemitérios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade