O fim da tarde de sexta-feira, para a maioria das pessoas, é sinônimo de descanso e diversão - o começo do fim de semana. No entanto, para os policiais da Companhia de Trânsito da Polícia Militar (Ciatran) de Londrina, esse é o início do período mais agitado da semana. Justamente nesses dias acontecem os acidentes mais graves.
À medida que a noite chega nos finais de semana, os acidentes se sucedem num ritmo vertiginoso - 18h30, 18h50, 19 horas, 21h50 e 22h30. "É comum um intervalo de 10, 15 minutos entre um acidente e outro durante o final de semana. A gente corre de lá para cá e não tem como atender tudo ao mesmo tempo", conta o sargento Edivaldo Lopes. "O grande problema é que as pessoas correm mais durante o fim de semana. Talvez porque as ruas fiquem mais livres ou porque elas estão indo se divertir, a verdade é que a maioria pisa mais fundo no acelerador", explica o comandante da Ciatran, tenente Antonio Carlos Campos
As estatísticas da Ciatran confirmam as observações do tenente Campos. De segunda a quinta-feira, a média de acidentes é de 14 por dia. Na sexta e no sábado esse número sempre aumenta - 16, 17, 21 acidentes, dependendo do dia. "É claro que os números são muito variáveis e muita coisa influencia as estatísicas", aponta o sargento Lopes.
Leia mais:
Furtos de cabos deixam enfeites natalinos 'apagados' em várias regiões de Londrina
Veja a previsão do tempo para esta quinta-feira em Londrina e na região
Escola de Londrina vai receber selo por promover iniciativa antirracista
Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quinta-feira
Como exemplos, ele cita os dias de jogo do Brasil na Copa do Mundo, a Exposição Agropecuária de Londrina, dias de chuva e até as datas de pagamento. Segundo Lopes, nestas ocasiões o número de acidentes sempre aumenta: ''As pessoas associam comemoração e festa com bebida e mesmo quantidades pequenas de álcool prejudicam os reflexos do motorista'', diz ele.
*Leia mais na edição desta sexta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.