Técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica estarão em Londrina de 16 a 20 de abril para fazer o levantamento topográfico e a demarcação de área para instalação do aparelho ILS no aeroporto da cidade. A colocação do equipamento é uma antiga reivindicação de lideranças locais porque vai melhorar as condições de pouso e decolagem das aeronaves em 50%.
O superintendente local da Infraero, Lourival Inácio Briana, explicou que a partir deste estudo, os técnicos vão recomendar os procedimentos necessários para a instalação do ILS, entre eles, a remoção de obstáculos próximos ao aeroporto. Apesar de já estar agendada a visita dos técnicos, que virão do Rio de Janeiro, Briana diz que não há uma previsão de quando o ILS começará a funcionar em Londrina.
Hoje, o aeroporto de Londrina é equipado com o VOR, um instrumento que proporciona visibilidade de 1.800 metros e com teto de 150 metros. Segundo o superintendente, o ILS vai significar uma grande melhoria porque permite a descida do avião com teto de até 60 metros e visibilidade de 900 metros.
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
* Leia mais em reportagem de Adriana De Cunto na edição da Folha de Londrina/Folha do Paraná desta quinta-feira