Será lançada nesta quarta-feira (25) a Agência Nacional do Aposentado, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Praça Primeiro de Maio, 110. Segundo a presidente do órgão, Genilda Maria Rodrigues, a busca é por algo diferenciado e inovador. "O Brasil caminha rapidamente para a idade da sabedoria, então esperamos trocar experiências e juntos planejaremos uma forma de exercer plenamente nossa cidadania", diz.
De acordo com o secretário executivo da agência, Idalto José Mujimo de Almeida, o objetivo é a constituição de uma associação. "Originalmente propositiva, em Londrina, com características de uma organização da sociedade civil de interesse público, sem fins econômicos, de direito privado com autonomia administrativa e financeira, regendo-se pelo seu estatuto e pela legislação que lhe for aplicável", explica.
Idalto reitera que não se trata de sindicato. "Nosso propósito é construir-se num sistema cooperativo nacional capaz de dar sustentabilidade cultural e psicossocial e cidadania pelo desenvolvimento econômico e, principalmente, a união social dos trabalhadores e trabalhadoras aposentados e pensionistas, entre outros sócios, dentro do território brasileiro", afirma.
Leia mais:
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
A agência tem a expectativa de chegar em todo o Brasil. Idalto apresenta Londrina como o passo local, no qual será disponibilizado o plano de assistência familiar envolvendo:
- Convênios médicos;
- Convênios odontológicos;
- Exames laboratoriais e complementares;
- Assessoria jurídica previdenciária, civil e trabalhista;
- Turismo;
- Eventos sociais e culturais;
- Cursos e treinamentos;
- Representação comercial de produtos feito em casa;
- Estética e beleza corporal;
- Apoio familiar e psicossocial.
O evento será realizado a partir das 14h30 e contará com atividades culturais e uma roda de conversa sobre cidadania na terceira idade.
A data foi escolhida em homenagem ao Dia Nacional do Aposentado, que é comemorado em 24 de janeiro.