A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) vai notificar a empresa América Latina e Logística (ALL) por causa de um acidente com um trem que transportava óleo na terça-feira (19).
A empresa tem 48 horas para apresentar as medidas compensatórias e o detalhamento do acidente, que ocorreu quando uma locomotiva e um vagão carregado descarrilaram durante uma manobra no pátio ferroviário de Londrina, na zona norte da cidade.
De acordo o secretário do Ambiente, Gilmar Domingues, o óleo foi despejado no solo e com a forte chuva de terça-feira, o material atingiu a nascente do Ribeirão Lindóia com risco de chegar até o Lago Norte. Barreiras de contenção foram colocadas nos locais e pontos de absorção instalados nas proximidades do Residencial Vista Bela.
Leia mais:
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina
Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul
"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina
Ele criticou o procedimento da empresa, já que a Sema só tomou conhecimento do acidente nesta quarta-feira (20). No entanto, a ALL argumentou que seguiu o recomendado pela "licença operacional" da empresa e entrou em contato, imediatamente, com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
A empresa garantiu que ainda realizou a contenção do óleo e a drenagem do solo com intuito de diminuir o impacto ambiental. De acordo com a ALL, o vagão tinha 54 mil litros de óleo e parte do combustível ainda ficou retido no local. A assessoria de imprensa confirmou que recebeu a notificação da Sema no final da tarde e que vai prestar os esclarecimentos com a apresentação de relatórios.