Londrina

Alunos de Jornalismo da UEL lançam jornal feito de forma remota

10 dez 2020 às 13:11

Já está disponível na internet o mais novo produto elaborado pelos alunos do 4º ano do curso de jornalismo (Matutino e noturno) da UEL. "A Borda” é a materialização dos resultados da disciplina de "Jornal Laboratório”, que tem como responsáveis os professores Silvio Demétrio e Gutemberg Medeiros.


Os trabalhos foram desenvolvidos de forma remota em função da pandemia da Covid-19. "Tivemos de criar novas formas de conduzir tanto o processo de discussão como também a forma de produção desse conteúdo”, explica Demétrio.


O jornal segue o modelo de edição fechada, que é uma tendência no suporte digital implementada pelos serviços do I-Tunes – plataforma vinculada à plataforma Macintosh e que disponibiliza da rede mundial de computadores publicações que antes eram impressas.


"A revista Newsweek, por exemplo, ela deixou de circular como impressa e hoje é distribuída de forma digital no mundo inteiro. É uma tendência irreversível”, explica Medeiros, que também é responsável pela disciplina de Jornalismo e Novas Tecnologias.


"A Borda” inova por ser lançada com duas primeiras edições – um caderno sob a responsabilidade do dos alunos do 4º ano da manhã e outro da turma do noturno. "Achamos melhor iniciarmos assim para manter as características de cada grupo de trabalho. Pensamos com o tempo em transformar o jornal numa oficina permanente do curso e transformá-lo numa publicação corrente, talvez quinzenal”, explica Demétrio.


Segundo o professor, a grande vantagem é o custo praticamente zero. "Nosso capital são os nossos alunos. Isso nós já temos. Agora é reverter esse infortúnio da pandemia em algo que nos faça crescer. A Borda é algo que esperamos poder ampliar, incluindo os alunos dos outros anos do curso e assim divulgar o nosso trabalho dentro e fora da UEL”, complementa.


Leia A Borda dos alunos da manhã aqui e o da equipe da noite, neste link.

Veja também o teaser dos trabalhos.

.


Continue lendo