Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Londrina

Ameaça da dengue preocupa Secretaria de Saúde

Redação - Folha de Londrina
09 out 2002 às 17:45

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com as altas temperaturas e a eminência de chuvas, a dengue e a proliferação do mosquito Aedes aegypti voltam a ser motivo de preocupação em Londrina. De acordo com Elson Belisário, supervisor do Controle de Endemias, o ciclo evolutivo do mosquito é mais rápido no calor. ''O ciclo normal é de 8 a 12 dias, em média, mas no verão, o ciclo chega a se completar em 7 a 8 dias'', disse.

Em alguns bairros, como o Conjunto Jamile Dequech (zona sul) e imediações do parque Ney Braga (zona oeste), onde já foi detectado aumento do índice da presença do mosquito, os agentes de saúde estão percorrendo 100% das residências. Até a próxima semana, um novo levantamento de infestação do Aedes deve ser divulgado. O último relatório, dos meses de julho a setembro, mostrou um índice de infestação de 0,9% em toda a cidade. Segundo Belisário, no Jamile Dequesh o índice já é de 2,08%, e nas imediações do Parque Ney Braga, de 3%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


A expectativa é que, no próximo verão, a infestação do mosquito diminua em relação a anos anteriores. Em janeiro de 2001, o índice chegou a cerca de 8%, e em janeiro deste ano, a cerca de 5%. ''No próximo verão, esperamos que o índice chegue a 2%'', disse o supervisor. Desde o começo do ano, foram confirmados, na cidade, 365 casos de dengue, um deles da manifestação hemorrágica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Investimento de R$ 5 milhões

Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte

Imagem de destaque
Operação Black Friday

Receita Federal retém R$ 3 milhões em produtos nos Correios de Londrina

Imagem de destaque
Torneio Paraná de Verão

Londrina EC marca jogo contra o Maringá em Alvorada do Sul

Imagem de destaque
Veja a programação completa!

"Senhor dos Anéis": novo filme em animação da franquia estreia em Londrina

Segundo Belisário, a comunidade pode ajudar com a prevenção, observando e eliminando de seus quintais objetos que possam acumular água, como pneus, garrafas e potes, além de tomar cuidado com os vasos de água, que devem ser substituídos por areia.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo