Funcionários da Conserv Limp, terceirizada contratada pelo município para varrer as ruas e avenidas da área central de Londrina, fizeram o serviço de limpeza na avenida Leste-Oeste no início da tarde desta terça-feira (24). Os varredores limparam, principalmente, os galhos e as folhas de árvores caídas durante o temporal do último domingo (22). A sujeira também toma vias de praticamente todas as regiões da cidade. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informa, no entanto, que não vai reforçar o serviço para atender as demais localidades. A assessoria de imprensa do órgão argumentou que não há recursos suficientes para aditivar o contrato atual.
A companhia destacou, ainda, que os funcionários que limparam a avenida Leste-Oeste nesta tarde fazem parte de uma equipe volante da terceirizada, prevista em contrato para atender casos pontuais. De acordo com a CMTU, o grupo integra a força-tarefa organizada pela Prefeitura de Londrina para reparar os estragos ocasionados pelo temporal. Comandado pela Defesa Civil, o serviço envolve profissionais do Corpo de Bombeiros, da Copel, da Sanepar, da CMTU e das secretarias de Obras, do Ambiente (Sema) e da Agricultura.
O trabalho de limpeza das ruas será realizado de forma gradativa pela força-tarefa, segundo a companhia. Não há previsão de quando todas as vias vão ser limpas. Em entrevista coletiva na segunda-feira (23), o prefeito Alexandre Kireeff destacou que o grupo tem prioridades. "Primeiramente vamos cuidar de casos que colocam em risco a vida da população. Depois, queremos atender pontos que estão obstruídos por árvores ou estruturas que caíram durante o temporal. A limpeza também vai ser realizada, mas não é prioridade neste primeiro momento", explicou.
Leia mais:
Veja o funcionamento dos serviços municipais durante o aniversário de Londrina
FEL oferta aulas gratuitas de treinamento funcional em Londrina
Banda Essence se apresenta nesta sexta na Concha Acústica em Londrina
Cartunista londrinense lança livro em evento gratuito nesta quinta-feira
Kireeff também fez um apelo à população. "Pedimos para que o londrinense recolha os resíduos que estão em frente às suas casas. Precisamos da cooperação da comunidade", destacou.
Contrato de limpeza
A Conserv Limp, de Cambé, realiza o serviço de varrição em Londrina desde julho. De acordo com o contrato de doze meses, a empresa pode varrer 1.456 quilômetros de vias por mês. O valor mensal a ser pago à terceirizada chega aos R$ 140 mil.
A CMTU também mantém contrato que prevê a lavagem do calçadão e do Bosque Central. A empresa gaúcha Schoen recebe R$ 49 mil para realizar o serviço diário nos dois locais.