Após uma fase de testes, o Moovit, aplicativo gratuito de mobilidade urbana, será divulgado na manhã desta quinta-feira (19), às 9h, no piso inferior do Terminal Central, com a exibição de um vídeo que detalha seu funcionamento. Marco A. Littig, diretor da Mobilibus, empresa com experiência de 30 anos no segmento de transporte público estará presente. A Mobilibus é a maior geradora de conteúdo de dados de transporte público da Google na América Latina. Além da Google, também fornece conteúdo para os demais aplicativos: Moovit, Here e Bing Maps.
O Moovit permite aos clientes do transporte público coletivo monitorar, em tempo real, o deslocamento dos ônibus de suas linhas e, assim, planejar melhor seu horário de chegada aos pontos de ônibus e terminais de integração, além do tempo que estiverem em trânsito.
A tecnologia funciona via GPS e opera, a partir de uma central de informações, atualizando dados a respeito do trajeto e tempo de percurso dos mais de 395 ônibus da frota devidamente monitorados.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
"A Grande Londrina, alinhada com o poder público, vem investindo em diversas inovações e melhorias no transporte de Londrina. Nosso maior compromisso é com a qualidade e bem-estar da população, que depende da frota para se locomover. O aplicativo é um dos muitos avanços que estamos implantando, sempre com o intuito de facilitar a vida de nossos clientes", afirma Maria Emídio, diretora-executiva da TCGL.
De acordo com Marildo Teixeira, gerente da empresa Londrisul, "a utilização do aplicativo moderniza a forma que com os clientes buscam informações acerca dos horários dos coletivos, permitindo que eles saibam, em tempo real, o horário de chegada dos ônibus em determinado ponto de embarque" ressaltou.
Para a CMTU, a disponibilização deste modelo de aplicativo demonstra que é possível inserir o transporte público coletivo nessa revolução tecnológica.
Entre as facilidades que serão oferecidas para o usuário estão: visão geral do ponto consultado e linhas de ônibus que passam pelo ponto; previsão de chegada dos ônibus no ponto consultado e nos próximos; função de alarme para quando o ônibus estiver chegando ao ponto de destino; login de acesso para salvar configurações do usuário; acesso rápido aos pontos ou linhas de ônibus salvos nos favoritos; cadastro de endereços, pontos e linhas de ônibus mais utilizados pelo usuário; funções para pessoas com deficiência visual.