Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Nova data

Após abaixo-assinado, PUC decide adiar evento sobre LGBTs em Londrina

Fernanda Circhia - Redação Bonde
05 set 2017 às 19:25
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após abaixo-assinado online para barrar a Semana LGBT na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Londrina, a Reitoria "achou por bem adiar o referido evento". A decisão, divulgada nesta terça-feira (5), também é referendada pela Diretoria do campus local, pela Diretoria de Identidade da Universidade e por membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE), com a anuência do Grão-chanceler, Dom José Antônio Peruzzo, e do Arcebispo Metropolitano de Londrina, Dom Geremias Steinmetz.

No entanto, o evento já tem nova data para ser realizado na universidade. Será de 2 a 5 de outubro de 2017. Mas desta vez, a organização do evento, bem como as palestras, contará com a presença de um teólogo católico, "isso para garantir o alinhamento com os princípios da Igreja e da Universidade", diz trecho da nota oficial enviada pela PUC.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Veja a nota na íntegra:

Leia mais:

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Inscrições gratuitas

Começa nesta terça a temporada 2024 da Oficina de Choro de Londrina

Imagem de destaque
OPORTUNIDADE

Londrina tem quase 2 mil vagas de emprego; Paraná soma mais de 19 mil

Imagem de destaque
Goleiro

Rafael não vê sombra de Ceni no São Paulo


"Sinal vivo da fecundidade da inteligência cristã no coração de cada cultura, a Universidade Católica distingue-se pela sua livre investigação de toda a verdade acerca da natureza, do humano e de Deus e, como salienta a Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae, "a nossa época tem necessidade urgente desta forma de serviço abnegado que é proclamar o sentido da verdade, valor fundamental sem o qual se extinguem a liberdade, a justiça e a dignidade do homem" (n. 04). Diante disso, e atentos às realidades atuais, torna-se imprescindível que a PUCPR discuta temas que hoje se apresentam como ‘’fronteiriços’, entre eles as questões que envolvem a vivência da sexualidade. A reflexão acerca de tais temáticas torna-se inevitável no interior da Universidade Católica e serão realizadas sempre à luz do Evangelho e da Tradição da Igreja.

Publicidade


O Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUCPR, Câmpus Londrina, em uma iniciativa própria, organizou uma semana de debates e reflexões intitulada Semana LGBT, agendada para os dias 12, 13 e 14 de setembro, com o objetivo de refletir sobre a dignidade humana, saúde pública, políticas públicas e acolhimento à população LGBT. Tal iniciativa gerou diferentes compreensões de pessoas e setores da sociedade londrinense.


Para salvaguardar o diálogo e evitar toda forma de intolerância nesse momento conflituoso, a Reitoria da PUCPR, juntamente com a Diretoria do Câmpus Londrina, Diretoria de Identidade da Universidade e membros do DCE, com a anuência de seu Grão-chanceler (Dom José Antônio Peruzzo) e do Arcebispo Metropolitano de Londrina (Dom Geremias Steinmetz), achou por bem adiar o referido evento.

Publicidade


Cônscios de que a antropologia fundamental do processo de ensino-aprendizagem da PUCPR é pautada pelo Evangelho, essa mesma instituição faz jus ao diálogo aberto, franco e respeitoso e, portanto, essas reflexões terão nova data: 02 a 05 de outubro de 2017. A organização do evento, bem como as palestras, contará com a presença de um teólogo católico, isso para garantir o alinhamento com os princípios da Igreja e da Universidade.


Amparados na tradição marista, a PUCPR propõe, portanto, como um de seus valores a Interculturalidade, a qual busca a unidade na diversidade, por meio do respeito, do diálogo, da acolhida e da sinergia resultante das nossas relações a partir das expressões da cultura, seus agentes e contextos.

Publicidade


Reitoria da PUCPR


Direção do Câmpus Londrina da PUCPR"

O abaixo-assinado foi criado pelo tradutor e ensaísta Bernardo Pires Kuster. A intenção era pedir por um posicionamento oficial do arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, para impedir a atividade. Até a publicação desta reportagem, mais de 10 mil pessoas haviam assinado a petição.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade