20/06/21
PUBLICIDADE
Propina na Receita Estadual

Após acordo, prisões da operação Publicano são revogadas em Londrina

A Justiça revogou a prisão de cinco pessoas detidas pelo Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) durante a operação Publicano, que cumpriu 19 mandados de prisão na última sexta-feira (20) em Londrina e Região.

Batizada de Publicano, nome dos coletores de impostos romanos citados no Novo Testamento, a operação do Gaeco investiga o pagamento de propinas a ex-delegados e auditores fiscais da Receita Estadual de Londrina.


Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (23), o promotor Cláudio Esteves informou que um casal de empresários, um contador e dois funcionários de uma distribuidora de combustíveis firmaram um acordo de colaboração com o Ministério Público (MP). "Em virtude disso, não vimos a necessidade de mantê-los detidos", afirmou.

Além disso, ele revelou que advogados de empresários procuraram o Gaeco para colaborar com as investigações. "As informações que chegaram são de que se empresários não realizassem o pagamento das propinas, as empresas seriam perseguidas pela Receita. Mas as denúncias ainda serão apuradas", comentou.

Operação Voldemort

Na última sexta-feira, a 3ª Vara Criminal de Londrina acatou o pedido do Ministério Público e transformou a prisão temporária de Luiz Abi Antoun em prisão preventiva. Segundo Esteves, o pedido foi feito com base em "elementos" coletados durante a investigação.

O empresário e parente do governador Beto Richa (PSDB) foi detido no último dia 16 durante a operação Voldemort, que investiga o superfaturamento de contrato emergencial para manutenção da frota estadual na região de Londrina.
Redação Bonde
PUBLICIDADE
Continue lendo
Boletim estadual

Paraná registra mais 10 mil casos e 21 vidas perdidas para Covid

20 JUN 2021 às 15h49
Engorda da faixa de praia

Revitalização da orla de Matinhos irá custar R$377 milhões

20 JUN 2021 às 15h34
Mais de 800 pessoas

PM fecha festas clandestinas com aglomerações em Curitiba

20 JUN 2021 às 15h25
Obituário

Lista de falecimentos de Londrina e região dos dias 19 e 20 de junho

20 JUN 2021 às 10h38
Movimento pacífico

Londrinenses se unem a atos contra Bolsonaro no dia em que o Brasil chega a 500 mil mortes

19 JUN 2021 às 17h46
Em oficina mecânica

Homens são detidos após tiros em festa em Ibiporã

19 JUN 2021 às 17h08
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados