Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mais vagas

Após reforma, Cadeia Feminina de Londrina quadruplica número de vagas

Redação Bonde com AEN-PR
16 out 2020 às 09:53
- Divulgação/SESP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi inaugurado nesta quinta-feira (15) o novo espaço da Cadeia Pública Feminina de Londrina. Agora com 176 vagas, o prédio está localizado na antiga sede do 3º Distrito Policial e deverá receber mulheres de toda a região norte do Paraná.


Além de ampliar o número de vagas em mais de quatro vezes, a reforma incluiu a implantação de locais adequados para atividades ecumênicas e de estudo e trabalho, além da reestruturação da sala de videochamadas e da farmácia. No entanto, além da estrutura física, a mudança também se deu no perfil da unidade prisional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Leia no Bonde: Escolas particulares conseguem liminar para reabrirem

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado (20)

Cine Diversidade exibe documentário sobre ativista trans Marsha P. Johnson

Imagem de destaque
Provas em fase única

UEL anuncia identidade visual do Vestibular 2025

Imagem de destaque
Segundo de 2024

Mutirão entrega cartões Comida Boa neste sábado em Londrina

Imagem de destaque
Previsão do tempo

Frente fria permanece sobre Londrina e final de semana deve ter temperaturas baixas


O local já vinha sendo utilizado pelo Departamento Penitenciário para a custódia das detentas. No momento, 20 delas trabalham para duas empresas conveniadas e, também, em setores de faxina, higienização e confecção de máscaras. Outras 60 desenvolvem atividades setor de artesanato do Projeto Recomeço e 71 participam do programa de remição pela leitura.

Publicidade


"Em fevereiro de 2019, neste local, nós tínhamos apenas 38 vagas, com duas apenadas na faxina e cerca de 40 na remição pela leitura. Hoje, temos uma realidade totalmente diferente. É uma unidade nova, com mais de 176 camas e 150 detentas em programas de remição de pena, seja pelo estudo ou pelo trabalho”, destacou o coordenador regional do Depen em Londrina, Reginaldo Peixoto.


Projetos

Publicidade


A nova cadeia já aderiu a diversos projetos com o intuito de ressocializar as internas e prepará-las para a saída do sistema penal. Um deles é o Projeto Recomeço, que contempla a fabricação de peças em crochê, desenvolvido em parceria com o Conselho da Comunidade.


O Cabide Solidário promove a arrecadação de roupas usadas para atender mulheres que saem do sistema penal, muitas vezes sem nenhuma peça. Foi também implantado o Marmita Zero, que prevê a redução da produção de lixo, com a mudança das embalagens de marmitas, que passam a ser servidas da cuba direto no prato.

Uma das empresas que fecharam convênio com a nova unidade antes mesmo da inauguração oficial conta com um canteiro de trabalho ainda está em fase de implantação. Porém, nove internas já foram efetivadas. Além disso, detentas que participam do curso ofertado por eles recebem diploma de qualificação e carta de recomendação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade