14/05/21
PUBLICIDADE
Mais vagas

Após reforma, Cadeia Feminina de Londrina quadruplica número de vagas

Divulgação/SESP
Divulgação/SESP


Foi inaugurado nesta quinta-feira (15) o novo espaço da Cadeia Pública Feminina de Londrina. Agora com 176 vagas, o prédio está localizado na antiga sede do 3º Distrito Policial e deverá receber mulheres de toda a região norte do Paraná.


Além de ampliar o número de vagas em mais de quatro vezes, a reforma incluiu a implantação de locais adequados para atividades ecumênicas e de estudo e trabalho, além da reestruturação da sala de videochamadas e da farmácia. No entanto, além da estrutura física, a mudança também se deu no perfil da unidade prisional.

Leia no Bonde: Escolas particulares conseguem liminar para reabrirem

O local já vinha sendo utilizado pelo Departamento Penitenciário para a custódia das detentas. No momento, 20 delas trabalham para duas empresas conveniadas e, também, em setores de faxina, higienização e confecção de máscaras. Outras 60 desenvolvem atividades setor de artesanato do Projeto Recomeço e 71 participam do programa de remição pela leitura.

"Em fevereiro de 2019, neste local, nós tínhamos apenas 38 vagas, com duas apenadas na faxina e cerca de 40 na remição pela leitura. Hoje, temos uma realidade totalmente diferente. É uma unidade nova, com mais de 176 camas e 150 detentas em programas de remição de pena, seja pelo estudo ou pelo trabalho”, destacou o coordenador regional do Depen em Londrina, Reginaldo Peixoto.

Projetos

A nova cadeia já aderiu a diversos projetos com o intuito de ressocializar as internas e prepará-las para a saída do sistema penal. Um deles é o Projeto Recomeço, que contempla a fabricação de peças em crochê, desenvolvido em parceria com o Conselho da Comunidade.

O Cabide Solidário promove a arrecadação de roupas usadas para atender mulheres que saem do sistema penal, muitas vezes sem nenhuma peça. Foi também implantado o Marmita Zero, que prevê a redução da produção de lixo, com a mudança das embalagens de marmitas, que passam a ser servidas da cuba direto no prato.

Uma das empresas que fecharam convênio com a nova unidade antes mesmo da inauguração oficial conta com um canteiro de trabalho ainda está em fase de implantação. Porém, nove internas já foram efetivadas. Além disso, detentas que participam do curso ofertado por eles recebem diploma de qualificação e carta de recomendação.
Redação Bonde com AEN-PR
PUBLICIDADE
Continue lendo
Enfrentamento

Governo estende atuais medidas restritivas contra pandemia até segunda-feira

14 MAI 2021 às 17h26
Maio amarelo

Polícia Rodoviária apreende 30 motos em Rolândia

14 MAI 2021 às 17h16
Oportunidades

Agência do Trabalhador de Apucarana tem 273 vagas de emprego disponíveis

14 MAI 2021 às 17h04
Ultrapassa teto salarial

Deputada apresenta projeto para derrubar canetada que eleva salário de Bolsonaro

14 MAI 2021 às 16h58
Confira o abre e fecha

Shoppings podem abrir com metade da capacidade neste fim de semana em Maringá

14 MAI 2021 às 16h23
Medo de uma possível derrota

Atrás de Lula no Datafolha, Bolsonaro diz que petista só ganha eleição na fraude em 2022

14 MAI 2021 às 15h46
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados