Os vereadores aprovaram, durante a sessão desta quinta-feira (23) da Câmara Municipal de Londrina, o projeto de lei, de autoria do parlamentar Jacks Dias (PT), que modifica o artigo 206 da Lei Orgânica do Município e, consequentemente, legaliza a isenção do transporte coletivo para todos os estudantes londrinenses.
A matéria foi aprovada em primeiro turno no último dia 7. Os vereadores tiveram 10 dias para apresentar emendas ou substitutivos ao projeto. No entanto, a iniciativa foi aprovada nesta quinta, em segunda discussão, com a mesma redação.
A iniciativa garante a "isenção do pagamento da tarifa do transporte coletivo aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Médio e Superior devidamente matriculados em estabelecimentos de ensino regular".
Leia mais:
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
O projeto petista foi aprovado, nos dois turnos, na forma de um substitutivo, que prevê, também, ônibus de graça para os estudantes dos chamados cursinhos e dos cursos técnicos profissionalizantes.
A modificação na Lei Orgânica foi necessária para subsidiar propostas que preveem o passe livre aos estudantes. Uma delas, de autoria do Executivo, quer oferecer a gratuidade do transporte coletivo para mais de 30 mil estudantes em Londrina. O município pretende se utilizar de R$ 3,5 milhões para subsidiar o ônibus de graça.
A outra, de autoria do vereador Joel Garcia (PP), altera o estatuto da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e inclui os estudantes na lista das isenções totais do transporte coletivo.