A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) sedia, nesta terça-feira, reunião da Associação de Amigos do Museu de Arte de Londrina (Amart). A entidade, criada em novembro de 2016, irá apresentar na solenidade a sua primeira diretoria, para mandato de dois anos. O evento será realizado às 19 horas, no auditório Vilanova Artigas, localizado na sede da Secretaria, na Praça 1º de Maio, 110.
A Amart foi instituída com o objetivo de conceder apoio e suporte ao Museu de Arte de Londrina. Para a diretora de Ação Cultural da SMC, Maria Luisa Alves Fontenelle, a participação da sociedade civil organizada é fundamental para os museus em todo o mundo, pois essas entidades contribuem não só em relação a manutenção dos espaços, mas também com propostas e desenvolvimentos de ações, política de aquisições e doações, entre outros. "Com esse apoio, nossa expectativa é conseguir oferecer um espaço com mais qualidade, atendendo as demandas da comunidade de maneira mais completa e mais aproximada", ressaltou.
Segundo o presidente da Amart, Henrique Lhamas, o evento desta terça-feira terá apresentação da diretoria. "Vamos discutir algumas questões internas e desenvolver um cronograma de trabalho. Dentre os nossos objetivos está a busca por recursos e parcerias, visando a execução do projeto de restauro da edificação do Museu", destacou.
Leia mais:
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina
Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Arquitetura
O prédio que sedia o Museu de Arte de Londrina abrigava, antigamente, o terminal rodoviário de Londrina. O imóvel, projetado por Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi, é tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual e está em processo de Tombamento Federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). "É um espaço muito importante da cidade, com grande potencial. Nossos esforços serão em prol de aproximar cada vez mais a comunidade londrinense do Museu de Arte, fazendo esse elo entre o Museu e a sociedade", explicou Lhamas.
Profissionais de vários segmentos integram a entidade, que conta com Diretoria, Conselho Fiscal, Conselho Curador, Conselho de Arquitetura, e Conselho Deliberativo. O presidente da Amart explicou que a associação está aberta para receber novos integrantes. "Todos são convidados a participar, contribuindo de maneira ativa em nossos trabalhos", citou.