Londrina

Ato Público no Calçadão marca Dia pela Não-Violência contra as Mulheres

24 nov 2016 às 14:53

Nesta sexta-feira (25), a partir das 9 horas, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) vão realizar um Ato Público alusivo ao Dia Internacional pela Não-Violência contra as Mulheres. A ação será no Calçadão de Londrina, entre as ruas São Paulo e professor João Cândido.

A intenção é mostrar os dados da violência contra as mulheres e trabalhar na defesa dos direitos, no enfrentamento da violência doméstica e na implementação de políticas públicas específicas. No local, haverá painéis informativos e serão distribuídos materiais educativos contendo a programação da "Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres". Além disso, os transeuntes que por lá passarem receberão orientações e poderão assistir as apresentações artísticas.


A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, explicou que é importante realizar um ato público no Calçadão, visto que por lá passam pessoas de todas as classes sociais, idade e sexo. Desta forma, é possível conversar e orientar diversos cidadãos a respeito do fim da violência contra as mulheres.


Ação no Jardim Alvorada - Além do ato público, amanhã (25), das 14 às 17 horas, a comunidade da Paróquia Nossa Senhora Rainha do Universo do Jardim Alvorada, em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura da Paz (Compaz), fará uma atividade festiva em prol da cultura de paz. Haverá sorteio de brindes, bingo, chá da tarde e lanche aos participantes.


Segundo o secretário do Compaz, Luis Claudio Galhardi, a ação acontecerá no "Dia Internacional pela Não-Violência contra as Mulheres" para marcar a parceria firmada com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e conscientizar a população sobre a importância de ações em prol do respeito mútuo e da paz entre as pessoas. "Poderíamos ter escolhido qualquer outro dia para realizarmos essa ação, mas resolvemos fazê-la no dia 25 de novembro, para falarmos sobre a não-violência contra as mulheres e sobre a importância da construção da cultura de paz em nossa sociedade. Por isso, além das atividades festivas faremos uma orientação e sobre o tema", disse.


Campanha - A "Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres" começou no dia 20 de novembro com a ação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra. A campanha é uma ação que acontece em cerca de 160 países, desde 1991. No Brasil, ele teve início em 2003 e, em Londrina, em 2015. Durante as duas semanas, haverá atos públicos, palestras, capacitações, atividades festivas, fórum de debates, entre outras ações em conjunto com entidades parceiras. A programação completa está disponível no portal da Prefeitura (www.londrina.pr.gov.br/mulher).


1 de dezembro


- Abertura do "II Fórum da Região de Londrina de Prevenção em DST/Aids e da 1ª Mostra de Experiência em DST/Aids/Tuberculose/Hepatites Virais, no SESC Londrina (Rua Fernando de Noronha, 264), às 8 horas.


4 de dezembro


- Ação Preventiva pela Não-Violência Contra a Mulher: Informação e orientação à comunidade, na Feira Livre dos Cinco Conjuntos, das 9 horas às 12 horas.


5 de dezembro


- Reflexões sobre Relações de Gênero no contexto da Trabalhadora Rural com uma palestra para mulheres trabalhadoras da zona rural, no Assentamento Alto Alegre (Lerroville), no período da tarde.


6 de dezembro


- Lançamento da Campanha do Laço Branco: Mobilização Mundial de Homens pelo fim da Violência Contra as Mulheres, no Centro de Eventos Aurora Shopping, às 19 horas.


9 de dezembro

- Atividade de encerramento alusiva ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, por meio do Encontro Municipal de Políticas Públicas para Mulheres Encarceradas, às 9 horas. Haverá palestra com a presidente da Comissão Permanente para Formulação, Implantação e Implementação da Política Estadual de Atenção Integral à Mulher Presa e Egressa do Sistema Penal do Estado do Paraná, Renata Torres.


Continue lendo