Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Obras

Avenida Dez de Dezembro recebe serviços iniciais para construção de viaduto

Redação Bonde com N.Com
14 set 2018 às 17:10

Compartilhar notícia

- Vivian Honorato/N.com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Estão em fase de execução os serviços iniciais para a obra de construção do viaduto na Avenida Dez de Dezembro, em Londrina. Até o fim desta semana, deve ser terminada a instalação do canteiro de obras na rotatória localizada na área de cruzamento com a Avenida Leste-Oeste. A empresa vencedora da licitação vai manter o ponto, que abrigará os equipamentos e materiais que serão utilizados na sequência dos trabalhos. O prazo total para conclusão da obra é de 15 meses a partir da ordem de serviço, recebida no final de agosto.

Entre as providências já tomadas até o momento, está a demarcação topográfica de um muro de contenção que será levantado para possibilitar a execução do alargamento da nova pista no sentido norte-sul da avenida, em trecho que passa em frente ao estacionamento do Terminal Rodoviário de Londrina. Outro ponto que já está demarcado será destinado para a concretagem de muro de arrimo e extensão de pista fica no mesmo sentido, após a rotatória. Para promover o deslocamento dos trechos da via, e a pavimentação, também será necessário o remanejamento da rede elétrica e de telecomunicações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, as intervenções da fase inicial da obra são necessárias para que seja possível criar alternativas de tráfego e facilitar o fluxo de veículos naquela parte da avenida. "Com a execução dos novos trechos de pista, a ideia é fazer que a obra impacte minimamente nas condições de trânsito, garantindo espaço para passagem de automóveis e evitando, assim, que o trânsito naquela região seja totalmente interrompido quando o viaduto começar a ser erigido no local", afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estreia nesta quinta-feira

Espetáculo "Cara Cora" leva palhaçaria e arte drag para o palco

Imagem de destaque
Zagueiro campeão do mundo

Londrina EC acerta com Wallace e traça perfil experiente para o elenco

Imagem de destaque
Competições em Apucarana

Londrina classifica sete modalidades para semifinal dos Jogos Abertos

Imagem de destaque
Memórias e realizações

‘Salim Sahão, meu avô’: livro reeditado conta a história de um dos pioneiros de Londrina


Nesse sentido, Verçosa ainda aponta que as adequações são indispensáveis para a realização da obra, que vai trazer melhorias no trânsito, reduzir os acidentes e trazer mais segurança a um ponto que hoje é problemático pelo grande movimento. "Portanto, é importante que as pessoas entendam que existirão alguns transtornos durante o período da construção, mas depois, a cidade como um todo será beneficiada", completa.

Publicidade


O diretor de Edificações Públicas da SMOP (Secretaria Municipal de Obras Públicas e Pavimentação), Fernando Tunouti, informa que, dentro do planejamento traçado, os primeiros trabalhos também incluem o deslocamento do monumento ‘O Passageiro’, que sairá da rotatória para uma das laterais da Dez de Dezembro. "Nessa mesma área também haverá intervenção para conectar e unificar as ruas Norman Prochet e Martiniano do Vale Filho, em uma passagem que se tornará um canal de acesso da área central para a região leste", diz.


De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), no horário de pico, que inicia no final da tarde e segue até começo da noite, aproximadamente 16 mil veículos trafegam por hora na rotatória da Avenida Dez de Dezembro em todos os sentidos.

Publicidade


Paralelamente aos serviços que já estão em execução, a Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, responsável pela fiscalização e acompanhamento das obras, vem fazendo reuniões e encontros técnicos junto à empresa contratada, secretarias e órgãos municipais e outros segmentos visando alinhar as definições relativas aos serviços nesta fase inicial, que deve ser finalizada até o final de 2018. Participam o Ippul, a Secretaria Municipal de Cultura, a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), entre outros.


O viaduto sobre a Avenida Dez de Dezembro terá 275 metros de comprimento, incluindo os acessos. A área total de pavimentação será de 18.621,74 metros quadrados. No projeto, a estrutura conta com quatro pistas, sendo duas em cada direção, além das de passagem para pedestres.

Publicidade


Projeto e investimento

As obras do viaduto da avenida abrangem ações para realizar interseção em desnível em concreto armado, estruturas de contenção, alças de acesso, remanejamento da rede de iluminação pública, pavimentação, sinalização viária e drenagem. Ao todo, o Município investirá o montante de R$ 17.651.553,75. O recurso é proveniente da Caixa Econômica Federal, por meio do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento) – Mobilidade Médias Cidades, e conta com contrapartida do Município.


Ao longo da execução, outras intervenções também serão feitas nas proximidades da Dez de Dezembro, incluindo a duplicação, interligação e alteração nas mãos em algumas ruas.

A obra também compõe o cronograma de intervenções previstas na cidade para o sistema de Transporte Urbano Superbus modelo BHLS (Bus with High Level of Service). A implantação do sistema BHLS de transporte público em Londrina pretende utilizar a infraestrutura de avenidas já existentes, em corredores dispostos nos principais eixos que cruzam a cidade.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo