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Avenida Dez de Dezembro terá nova ciclovia

Reportagem local
08 mai 2018 às 17:53
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
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Para reduzir o impacto no tráfego provocado pelo campus universitário na região leste, o Unicesumar está construindo uma ciclovia no canteiro central da avenida Dez de Dezembro. A ação foi definida em termo de compromisso firmado pela instituição junto ao Município, e integra o projeto da Rede Cicloviária, desenvolvido pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). A execução do projeto está sendo acompanhada pela Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação e a previsão é que o local seja concluída até o dia 1º de junho.

A ciclovia, com extensão de 680 metros, está sendo construída em trecho que vai da entrada da Rodoviário de Londrina até a avenida Santa Mônica. De acordo com a gerente de Projetos e Sinalização Viária do Ippul, Cristiane Biazzono, a ciclovia ocupará parte do canteiro central da avenida, com duas pistas de duplo sentido. "A Dez de Dezembro é um eixo estrutural com alto índice de tráfego de veículos motorizados, e com essa obra os ciclistas terão mais segurança, sendo afastados deste tráfego intenso", citou.

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O trecho de ciclovia implementado pela Unicesumar faz parte da proposta da Rede Cicloviária de Londrina. Em duas pesquisas efetuadas para coleta de dados, foi observado que a Dez de Dezembro está entre as dez vias mais utilizadas pelos ciclistas na cidade. "O projeto prevê uma ciclovia que contemple toda a extensão da avenida. Trata-se de uma pista de topografia plana, adequada à prática do ciclismo, porém com um tráfego de veículos intenso. Existe uma demanda reprimida, com grande interesse de utilização pelos ciclistas, mas essa circulação hoje ocorre de forma arriscada. Nossa intenção é, mediante a instalação dessas ciclovias, trazer os ciclistas para essa área de forma segura, aproveitando um interesse que já existe", explicou a gerente do Ippul.

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Para Cristiane, a obra busca garantir, principalmente aos estudantes, possibilidades alternativas de deslocamento, já que a entrada do campus da Unicesumar fica na Avenida Santa Mônica. "Mas isso não impede que viagens com outros motivos façam uso da ciclovia, como é o caso dos trabalhadores. Em um primeiro momento o público são os universitários, mas sabemos que nessa região da Dez de Dezembro os principais usuários de bicicletas são pessoas indo e voltando do trabalho", comentou.

Ciclorrotas

Além da ciclovia, as medidas mitigadoras incluíram ciclorrotas em quatro vias no entorno da universidade. "A ciclorrota é quando a circulação do ciclista é compartilhada com os veículos motorizados na mesma faixa de rolamento. São utilizados símbolos e placas, mostrando que haverá ciclistas no mesmo espaço que os veículos, e alertando os condutores", detalhou a gerente do Ippul.

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As ciclorrotas já foram finalizadas com sinalização vertical e horizontal nas quatro vias, que são a Avenida Santa Mônica e Ruas Santa Terezinha, Ceará e Bauxita. "Futuramente, nossa previsão é que essas ciclorrotas façam interligação com a ciclovia na Avenida Dez de Dezembro, e também com as demais projetadas para a região", contou Cristiane.


O projeto de contrapartida também previu a instalação de dois paraciclos, utilizados para fixação de bicicletas. Um deles foi instalado na praça próximo à Rua Potiguares e Rua Amadeu Mortari, atendendo a região da Rodoviária; e outro na praça Ângelo Meranca, em frente à Rua Boré. Cada um deles conta com dez vagas, e eles foram implementados em áreas que já contam com Academia ao Ar Livre, complementando o espaço público.

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Outras contrapartidas

Além da ciclovia na Avenida Dez de Dezembro e de ciclorrotas em quatro vias no entorno da universidade, a instituição de ensino superior vem realizando diversas contrapartidas ao Município, como a execução da sinalização viária horizontal e vertical na avenida Santa Mônica, na rua Ceará e na rua Bauxita, além das ruas do entorno das Escolas Municipais Anita Garibaldi (na rua Santa Lídia) e Carlos Kremer (rua Tremembés), e no Colégio Estadual Ana Molina Garcia (rua Rosa Branca). Nessas instituições de ensino fundamental e médio, a Unicesumar precisou seguir as orientações dadas pelo IPPUL, por meio do "Programa Escola Sinalizada, Aluno Seguro".


A instituição também realizou a instalação de semáforos no cruzamento da avenida Santa Mônica com a avenida Santa Terezinha e semáforo para pedestres com botoeiras em frente à universidade; a sinalização para o acesso de veículos de carga pesada na área de influência do empreendimento; e construiu dois pontos cobertos de ônibus para o transporte coletivo.

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Coube à entidade educacional implantar -dentro de seu terreno- um estacionamento para ônibus escolar; fazer a iluminação adequada em todo o lote do empreendimento; contratar pessoas físicas ou jurídicas para fazer a segurança dos alunos e colaboradores; doar duas bolsas de estudos integrais para graduação completa, em cada curso ofertado, para os alunos de baixa renda.


Além disso, a instituição está construindo um plano de contensão e movimento do solo e um Plano de Recuperação do Fundo de Vale do Córrego das Pedras, do qual terá que executar futuramente; outro projeto paisagístico para melhorar o microclima do local deverá ser feito pela instituição; além de ter que doar quase 4 mil mudas de árvore como medida compensatória à poluição ocasionada pelo fluxo de veículos ao empreendimento.


Foram investidos cerca de R$ 40 milhões para a construção da Unicesumar, sendo que outros R$ 3 milhões estão sendo pagos em forma de medidas mitigatórias.

(com informações do N.Com)


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