16/01/21
PUBLICIDADE
Lei seca não renovada

Belinati anuncia reabertura dos bares e ampliação no horário do comércio em Londrina

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook


Em transmissão ao vivo no Facebook, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), junto com o secretário municipal de Saúde Felippe Machado, anunciou nesta quinta-feira (24) que não vai renovar o decreto que determinou o fechamento dos bares na cidade, portanto, a partir desta sexta-feira (25), poderão voltar a funcionar. Além disso, divulgou a ampliação do horário do comércio e shoppings a partir de segunda-feira (28). O comércio passará a funcionar das 10h às 17h de segunda a sexta. E, aos sábados, das 9h às 13h. Já os shoppings poderão atender das 11h às 22h de segunda a sábado. Os bares ainda deverão fechar às 22h.


As demais medidas e recomendações relacionadas às festas em chácaras, churrascos, jogos de futebol e o decreto que determinou a proibição do uso das áreas de lazer: parques, praças, Zerão, Aterro do Igapó e outros locais públicos continuam valendo. Assim como a força-tarefa de fiscalização realizada pela Defesa Social. O decreto referente às áreas de lazer continua valendo por mais 10 dias, conforme o prefeito.

Segundo Belinati, essas decisões foram possíveis após as medidas restritivas terem registrados efeitos positivos no sentido de controlar a disseminação do novo coronavírus na cidade. "Estamos vivendo em Londrina e Sul do Brasil um momento mais delicado da pandemia no sentido de muitos casos aumentando. Fomos estudar se era apenas o momento epidemiológico ou se havia algum fator influenciando no aumento de casos. E nós identificamos que mais de 51% dos casos confirmados são entre os jovens. E onde esse jovem se contaminou? Em festas, baladas, churrascos em chácaras, jogos de futebol, bares", apresentou.


LEIA TAMBÉM:

Mais três mortes por Covid-19 são registradas em Londrina; 110 novos casos


De acordo com ele, em shoppings, comércio, banco, mercados, ônibus e lotéricas, por exemplo, as pessoas estão sempre usando máscara e ficam nesses locais por pouco tempo. Mas, em festas, baladas, chácaras e bares, as pessoas não usavam máscara e ficavam por muito tempo. O prefeito reforçou novamente que é importante o uso de máscara, inclusive, apresentou na live que nas últimas transmissões nas quais estava acompanhado por Felippe Machado e Pedro Ramos, já estava com Covid-19, mas não sabia. "Demorou mais de seis meses para eu pegar. E mesmo assim eu peguei. Os dois estavam ao meu lado e eu com covid sem saber. Os dois não pegaram porque estavam usando máscara."

Belinati explicou novamente que muitos jovens pegam a doença, não têm sintomas, mas, vão para casa e acabam passando para os pais, aos avós e outros familiares. "Se a gente pegar os jovens que não tiveram sintomas, o número poderia ir para mais de 70%. Por isso, nós tivemos que tomar uma medida para agir naquilo que estava sendo um ponto delicado para o aumento no número de casos em Londrina. E aí decretamos a lei seca, restrições em relação às chácaras, entre outros. Os resultados são impressionantes", esclareceu.

Em relação à ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19, antes do decreto da lei seca a porcentagem de ocupação era de 84%. Atualmente, está em 63%. Houve uma redução de 21%. Nas enfermarias para pacientes covid a taxa de ocupação estava em 49% e caiu para 28%. O prefeito apresentou também que houve queda no índice de transmissão: de 1.18 para 1.11. A média móvel de novos casos confirmados estava em 157 por dia e caiu para 136,1. Nos atendimentos de pacientes com covid pelo Samu também houve redução de 35,07%. Assim como na UPA exclusiva para Covid-19 onde foi registrada queda de 15% no número de pacientes atendidos diariamente.

Por isso, para Belinati, "essa medida cirúrgica e pontual teve um efeito muito importante na cidade". "Nós estamos indo para sete meses de pandemia. Temos que aprender a conviver com isso. As pessoas precisam trabalhar. Isso tudo só vai se resolver quando tiver uma vacina, por isso, temos que seguir as medidas de prevenção. Usar máscara, lavar as mãos, usar o álcool em gel, fazer o distanciamento. As pessoas precisam se unir, pois acabam prejudicando todo um segmento. Essa doença é maldita. Tem gente que pega e não tem nada e tem gente que pega e morre. Ninguém descobriu o porquê", ressaltou.

Ao setor de entretenimento, o prefeito pede para que todos se organizem e se protejam e que colaborem no controle de fiscalização na cidade. "A tolerância será zero. Se nós constatarmos a irregularidade, o estabelecimento ficará fechado por uma semana. Todas as outras medidas continuam valendo. Assim como as multas para as chácaras que forem flagradas fazendo festas. A força-tarefa continuará fazendo a fiscalização", afirmou.

Sobre os shoppings e comércio, Belinati explicou que a cidade já havia realizado a extensão do horário por três vezes seguidas e que tudo isso foi analisado criteriosamente pela equipe de especialistas. "Vimos se aquela ampliação ocasionava impacto no aumento no número de casos e observamos que não causaram. Não era o comércio e nem os shoppings o problema na cidade", avaliou. Por isso, a partir de segunda-feira, o comércio funcionará das 10h às 17h de segunda a sexta. E, aos sábados, das 9h às 13h. E os shoppings funcionarão das 11h às 22h de segunda a sábado.

(Atualizada às 19h25)
Fernanda Circhia - Grupo Folha
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Obituário

Falecimentos dos dias 15 e 16 de janeiro de 2021 em Londrina e região

16 JAN 2021 às 11h23
Confira o vídeo!

Aifu interdita bares em Londrina

16 JAN 2021 às 10h59
Confira

5 tendências tecnológicas para os aplicativos em 2021

15 JAN 2021 às 17h49
Programe-se

Calendário de vencimento do IPVA 2021 começa nesta segunda-feira

15 JAN 2021 às 17h32
Reduzir a aglomeração

Prefeitura de Londrina estabelece horário do comércio para próxima semana

15 JAN 2021 às 17h18
Entenda

Governador sanciona lei que altera regras das escolas cívico-militares

15 JAN 2021 às 17h02
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados