Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Data nacional

Blitz nas ruas de Londrina alerta sobre proteção a crianças e adolescentes

Micaela Orikasa - Grupo FOLHA
18 mai 2022 às 15:55
- Micaela Orikasa/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, instituído em 18 de maio, o Suas (Sistema Único de Assistência Social) de Londrina promove durante o mês a campanha “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. 


Para abrir a programação, estudantes de escolas municipais junto com a Rede Intersetorial Sul A e Sul B, participaram de uma blitz educativa nesta quarta-feira (18) para conscientizar motoristas que passavam pela rua Guilherme de Almeida, na zona sul da cidade. Eles carregavam cartazes, faixas, panfletos e flores, símbolo da infância que, ao mesmo tempo, demonstra a vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.  

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O 18 de maio é um marco para relembrar o assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, abusada e morta por jovens de classe média alta, no ano de 1973, em Vitória (ES). A história de Araceli passou a representar, para o Brasil, inúmeras crianças e adolescentes que sofrem violência sexual. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Temperaturas seguem altas

Previsão do tempo: quarta-feira terá tempo nublado em Londrina e na região

Imagem de destaque
Refeição completa

Veja o cardápio do Restaurante Popular de Londrina para esta quarta-feira

Imagem de destaque
Prática de produção jornalística

Alma Londrina Rádio Web promove duas edições do Estúdio de Rádio Móvel em abril

Imagem de destaque
Regularização

Eleitores de Londrina aprovam atendimento com horário estendido no Fórum Eleitoral

 

Publicidade

Rede de proteção


Em Londrina, a secretaria municipal de Assistência Social possui três unidades de atendimento especial a estas crianças e adolescentes. O serviço de PAEFI (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos), ofertado nas unidades dos CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social), atende as famílias, crianças e adolescentes, fazendo acompanhamento social e articulação com todos os serviços necessários. 


Nas três unidades, atualmente são acompanhadas 723 famílias com crianças e adolescentes em situação de violação de direitos. A promotora de Justiça da Infância e Juventude em Londrina, Josilaine Aletéia de Andrade, destaca que o número de casos tem aumentado, mas que ainda há uma grande subnotificação. "Temos, inclusive, uma dificuldade para obter números que refletem, de fato, a realidade porque muitas situações entram na Justiça como violência doméstica. Mas quando uma mulher é vítima de violência, a criança dentro de casa também é, mesmo que ela não sofra diretamente a violência. E nós sabemos que a violência contra a mulher subiu e muito nos últimos anos", argumenta.  


Continue lendo na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade