Londrina

Câmara de Vereadores de Londrina aprova Dia do Combate à Homofobia

10 set 2020 às 17:25

A Câmara Municipal de Londrina aprovou nesta quinta-feira (10) o projeto de lei que institui o Dia de Combate à Homofobia no calendário de comemorações oficiais do município a ser celebrado anualmente em 17 de maio. A proposta foi apresentada em 2017 pelo vereador Guilherme Belinati (PP) e teve parecer favorável da comissão de justiça, mas com voto contrário do Filipe Barros, a matéria foi retirada de pauta e recolocada só agora a dois meses das eleições municipais.

O autor da proposta em sessão on line justificou a proposta quer levantar a bandeira da vida. "A gente não deve distinguir o ser humano por classe social, por cor de pele ou por orientação. Cada uma é livre para amar como quiser. A ideia é defender e comemorar neste dia o amor, independente da forma" disse Guilherme Belinati. A matéria foi aprovada por 18 votos favoráveis. "Espero que este projeto sirva para aprovar projetos que atendam a comunidade LGBT e para diminuir a injustiça e combater o preconceito" disse Rony Alves (PTB).


A data é lembrada em diversos países e, no Brasil, em 10 estados e em mais de 20 cidades, como Maringá e Curitiba. Segundo a justificativa do projeto, a instituição do Dia de Combate à Homofobia proporciona uma reflexão sobre o cenário discriminatório que gays, lésbicas, trans e travestis vivenciam atualmente.



Leis mais na Folha de Londrina:

Dois anos após aprovar projeto polêmico sobre ideologia de gênero, Legislativo acena apoio a luta contra a discriminação


Continue lendo