O prefeito de Londrina, Nedson Micheleti, e o comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar, major Cezar Vinicius Kogut, acionaram nesta quarta-feira pela manhã, o sistema de monitoramento por câmeras de vigilância na área central da cidade.
As primeiras dez câmeras foram conectadas na Central de Operações da Polícia Militar (Copom), que funciona no 5° BPM (região sul), em ato que contou com a participação do secretário de Governo, Adalberto Pereira; do presidente da Câmara de Vereadores, Sidney Souza (PTB), e dos vereadores Gláudio Renato de Lima (PT) e Lourival Germano (PT).
Nedson afirmou que ainda na primeira quinzena de janeiro estarão em funcionamento todas as 32 câmeras adquiridas pela prefeitura neste lote. As câmeras custaram R$ 404 mil, recursos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom).
Leia mais:
Obra de drenagem em rua da zona sul de Londrina gera transtornos e apresenta falhas
Distrito da Warta recebe 2ª Festa Rural neste final de semana em Londrina
Rompimento de rede prejudica abastecimento no distrito Guaravera em Londrina
Palestra nesta quarta em Londrina aborda cuidados com idosos com demência
"Assim que estivermos com todas as 32 câmeras em funcionamento, vamos à Brasília pleitear recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, para viabilizarmos a compra de mais 68 câmeras, que completarão o sistema", explicou o prefeito.
Segundo ele, o projeto de monitoramento desenvolvido pela Sercomtel contempla 100 câmeras, que poderão ser mudadas de local em caso de necessidade. As 32 primeiras vão cobrir todas as regiões da cidade. As imagens captadas serão transmitidas para o Copom por um sistema de fibras óticas, instalado pela Sercomtel.
O prefeito também informou que as câmeras têm um sistema de controle remoto, ao contrário das demais cidades brasileiras, onde o equipamento é fixo e não permite a continuidade da imagem, que aqui pode ser captada em 360 graus. "Antecipamos o funcionamento para dar maior segurança à população nas compras de Natal. Essas câmeras também vão monitorar atos de vandalismo e mesmo o despejo de entulhos em regiões como as dos lagos Norte, Cabrinha e Igapó", disse Nedson.
O major Cezar Kogut afirmou que o sistema vai facilitar as ações da Polícia Militar, que vai monitorar todas as regiões da cidade, podendo intervir com rapidez em caso de necessidade.