A campanha "Se Liga no Trânsito – Se beber não dirija", feita pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) foi realizada na noite desta quarta-feira (19), em Londrina. Ao todo, cerca de mil condutores foram abordados no primeiro dia de ação educativa na cidade, que é a terceira do Estado a receber as blitz noturnas.
Londrina está em terceiro lugar no ranking das cinco cidades com maior número de acidentes no Estado. Somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 3.276 ocorrências, com 1.132 vítimas.
De acordo com o diretor-geral do Detran, Marcos Traad, estima-se que 50% dos acidentes que acontecem nas ruas sejam causados por condutores que tenham ingerido alguma quantidade de álcool. "Acreditamos concretamente que a prevenção é o melhor caminho para conseguirmos um trânsito mais seguro", afirma.
Leia mais:
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Durante as abordagens foram encontrados bons exemplos de motoristas conscientes. É o caso do Adilson Rodrigues, de 29 anos, que estava em um bar com amigos. "Há dois dias sou o motorista da vez, mas também quero ter meu dia de folga. Tenho consciência de que apenas um gole de chope pode fazer a diferença na minha percepção no trânsito", disse.
Já Viviane Lessa, de 25 anos, resolveu pegar carona com as amigas. "Depois que fiz o teste no simulador de direção e também o teste no bafômetro descartável tive certeza de que não dá para dirigir. Agora sei que basta um copo de cerveja para causar um acidente", disse ela.
Wilson Silveira, de 53 anos, também estava de carona, mas fez questão de reforçar que serve de espelho para seu filho que é adolescente e gosta de sair com os amigos e beber. "Precisamos dar exemplo aos nossos jovens. Devemos ensiná-los de que a vida não é brincadeira e que cada atitude tem uma consequência", conta.
A ação se estende até domingo (23) nos bares londrinenses, sempre das 20h às 24 horas. Na próxima semana será a vez de Maringá receber as atividades da campanha, que ainda passará por Cascavel e Foz do Iguaçu.