Pesquisar

Canais

Serviços

- Divulgação
Continua depois da publicidade
Exames concluídos

Casos de toxoplasmose no Iapar sobem para 93; surto é considerado controlado

Redação Bonde
28 dez 2015 às 15:59
Continua depois da publicidade

Depois dois meses, o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) concluiu os 763 exames feitos nos funcionários do órgão. Segundo o laudo, 93 pessoas foram infectadas. Ainda conforme o órgão, novos casos estão descartados e o surto é considerado controlado.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE

Dos contaminados, três precisaram ser medicadas devido aos sintomas, mas suspenderam o tratamento após a apresentação de melhora. Entre eles estava uma gestante, que sofreu um aborto natural. Ainda conforme o Iapar, a interrupção da gravidez não teve relação com a doença.


"O estudo epidemiológico feito pela Vigilância Sanitária eliminou a água como causadora da doença", explicou Adelar Motter, diretor de Gestão de Pessoas. Com isso, a suspeita gira em torno de verduras servidas no restaurante do Iapar. A toxoplasmose é transmitida por um parasita presente nas fezes de felinos. "Não é possível saber se veio da horta do agricultor, se veio do Ceasa ou se veio daqui de dentro. Não é absoluta certeza se foi determinada verdura, o estudo aponta apenas a possibilidade", ressalta.

Mesmo assim, a distribuição de água nas bicas para a população foi encerrada definitivamente. Os funcionários, no entanto, continuam consumindo o líquido. Para evitar novos surtos, o Iapar já prevê medidas mais rígidas a partir do ano que vem. As caixas d'água devem ser trocadas e as vistorias serão feitas com maior frequência. (Com informações da RPC TV).


Compartilhar nas redes:

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade