Quem chegou dez minutos mais tarde para a missa das 12 horas nesta quarta-feira (10), na Catedral Metropolitana de Londrina, encontrou o aviso: "Sentimos muito. Capacidade esgotada!”. Com as novas medidas restritivas decretadas pelo governo do Estado, a igreja reabriu com capacidade reduzida (15%), preenchendo as 126 vagas disponíveis. Pessoas acima de 60 anos também não puderam entrar.
"Antes podia (maiores de 60 anos), me disseram que essa regra vale até aliviar os hospitais”, explica Iracema da Cruz, 82, que não pode entrar para acompanhar a missa. Ela lamenta não poder ver a celebração de sétimo dia da filha, que faleceu em decorrência de uma doença grave. Apesar do sentimento, diz que entende a igreja e critica quem impôs a regra. "Eles me avisaram com educação, eu entendo, mas a regra eu acho uma frescura. Pode entrar em banco, pode entrar em loja, só não pode entrar na igreja?”, questiona.
Para seguir as diretrizes, a Catedral adotou um sistema com apenas uma entrada e uma saída para controlar o número de fiéis presentes. Na porta, as pessoas são orientadas sobre o procedimento. "Nós já tivemos redução de 50% da capacidade, depois ficou só 30% do total e agora 15%. As missas de quarta-feira aqui recebem pessoas de outras comunidades, por isso aparecem algumas pessoas que não estão tão acostumadas às regras da pandemia”, explica Meire Duarte, voluntária da Pastoral da Saúde.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Leia mais na Folha de Londrina