A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) está fazendo melhorias nos 13 cemitérios municipais da cidade, para atender com mais conforto a população de Londrina que visitará os locais no ferido de Finados, em 2 de novembro. De acordo com a Acesf, este é o feriado de maior movimentação nos cemitérios e há a expectativa de receber cerca de 120 mil pessoas durante a semana do feriado.
O trabalho de melhorias começou na segunda-feira (23) e será realizado até o feriado. Segundo o superintendente da Acesf, Douglas Pereira (Tio Douglas), a iniciativa foi uma determinação do prefeito Marcelo Belinati para dar melhores condições aos cemitérios de Londrina, a fim de receber a população com mais conforto e segurança.
Tio Douglas deu algumas orientações à população que visitará os cemitérios. "Pedimos que a comunidade não leve flores de plástico, que são proibidas através da resolução nº 1/2011, devido o material poder acumular água, servindo como criadouros do mosquito Aedes aegypti, e que descartem os resíduos corretamente, nas diversas caçambas espalhadas nos locais", frisou.
Leia mais:
Londrina: Alunos da rede municipal deverão receber material escolar em 2025
Mais de 130 mil cartas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção
Prefeitura abre licitação para finalização das obras de restauro do Museu de Arte de Londrina
Caixas de Correios temáticas despertam a curiosidade de quem passa pelo Bosque de Londrina
Durante o feriado, os atiradores do Tiro de Guerra estarão presentes nos cemitérios, para auxiliar a população sobre os descartes. Conforme Tio Douglas, nesta quarta-feira (25), eles participam de uma capacitação, com os agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, sobre o descarte adequado de materiais que podem acumular água, como sacos plásticos, flores artificiais e outros recipientes.
Outras melhorias
A Acesf está tomando medidas preventivas para evitar o aparecimento de escorpiões, como dedetização das áreas, poda de árvores e retirada de entulhos. Mas, é aconselhável que as pessoas, principalmente as crianças, não visitem os cemitérios calçando chinelos ou sandálias. A intenção é evitar possíveis picadas pelos animais.
Os cemitérios também estão recebendo serviços como limpeza, varrição, capina, roçagem e melhorias na iluminação, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) Gerência de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação, Companhia Municipal do Trânsito e Urbanização (CMTU), Patronato Penitenciário.
O Cemitério Jardim da Saudade, localizado na zona norte, está recebendo melhorias na iluminação. Todas as lâmpadas do estacionamento foram trocadas e houve a instalação de quatro novos refletores. Também foi feita a poda de árvores em frente à capela, pintura do cruzeiro e do meio fio. No local serão inseridas ainda novas placas de sinalização viária e educativa como: lixo no lixo, proibido estacionar e sobre o horário de funcionamento.
Outro cemitério, o João XXIII, recebeu serviços como poda de árvores, pintura e retirada de entulhos. No São Pedro foram colocados 10 novos vasos, com mudas cedidas pela Sema e Universidade Estadual de Londrina (UEL), e está sendo feita a limpeza e manutenção da praça e a troca de cerca de 20 lixeiras. Além disso, o artista plástico voluntário, Alexandre Achiropita, está restaurando imagens da praça, incluindo o Coração de Jesus, Santa Terezinha e Santo Antônio de Pádua (também conhecido como de Lisboa), que têm quase 80 anos. Também foi executado o serviço de poda de mais de 30 árvores no Cemitério Padre Anchieta, foi finalizada a pintura do novo cruzeiro no Cemitério Distrital de Irerê, além da limpeza em todos os cemitérios municipais.