A suspensão do ramal ferroviário entre Ourinhos (SP) e Londrina foi tema de uma reunião nesta quarta-feira (7) na Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná, em Curitiba.
O encontro contou com a presença de prefeitos do Norte do Paraná, do secretário Sandro Alex, do deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e de representantes da concessionária Rumo.
O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), afirmou à FOLHA que a mudança é uma notícia boa para a cidade. “Eles estão desativando o hub de Ourinhos e trazendo tudo para Londrina, o que vai aumentar muito a carga. O transporte vai chegar até 10% de toda a produção do Paraná”, diz.
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No encontro ficou decidido que a concessionária fará uma apresentação e uma coletiva com a imprensa para comunicar as alterações. Belinati também aponta que isso não deve causar aumento de preços de produtos.
“É exatamente o contrário. O que causaria aumento de preços é fazer aquele caminho maior até Ourinhos, que na verdade aumentaria a distância e poderia aumentar o valor das coisas”, reforçando que se trata de uma “notícia excepcional para Londrina”.
O deputado estadual Tiago Amaral (PSD) disse à FOLHA que, após a reunião, ficou claro “que essa mudança não vai trazer prejuízos para Londrina”.
“O que eles colocaram para a gente é que isso vai fazer com que as operações se concentrem em Londrina”, citando que os investimentos, com isso, também devem ficar na cidade. “Londrina não vai diminuir a quantidade de cargas, vai aumentar. Ninguém vai ficar desassistido.”
Questionado sobre o possível encarecimento de produtos, Amaral aponta que, segundo os dados apresentados pela Rumo na reunião, o ramal de Ourinhos era pouco utilizado, com cerca de 25 vagões embarcados por dia; em Londrina são 450 e, na região Norte, mais de mil. “O fluxo lá é muito pequeno.”
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