Uma ponte localizada na Avenida Soiti Taruma, no Jardim Olímpico, na zona oeste de Londrina, foi inundada pela água das fortes chuvas que caíram na região nos últimos dias e cedeu nesta sexta-feira (30). Técnicos da Secretaria Municipal de Obras visitaram o local pela manhã e decidiram pela interdição da ponte que liga o bairro ao Jardim Columbia.
Segundo o secretário municipal de Obras, Valmir Matos, a água veio do Ribeirão Cafezal repleta de entulhos e galhos de árvores. "Esses entulhos devem ter represado a água sob a ponte, que represou e correu sobre o asfalto, causando erosão e danificando os bueiros. Como se tornou uma área instável, decidimos pela interdição para evitar novos desabamentos a qualquer momento", explicou Matos.
O secretário informou que na próxima segunda-feira (2) técnicos da Secretaria de Obras deverão retornar ao local para reparar os danos.
Leia mais:
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Espetáculo “O Pássaro Azul” encerra programação do Cena em Movimento nesta sexta em Londrina
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Ainda conforme Matos, a interdição da ponte não deve atrapalhar a movimentação dos moradores da região. Ele alertou que como a Avenida Soiti Taruma cruza com a Avenida Juvenal Pietraroia, os motoristas podem utilizá-la para acessar a Avenida José Alves Nunes, que serve de corversão para todos os bairros da região, como o jardins Aeroporto, João Turquino e Avelino Vieira. "É uma volta de 500 metros a 600 metros apenas."
Abastecimento
O abastecimento de água nos Jardins Olímpico e Maracanã, na zona oeste de Londrina, foi interrompido durante a manhã desta sexta-feira para que as esquipes da Sanepar consertassem a tubulação que foi danificada, após parte da estrutura da ponte que dá acesso ao Jardim Olímpico cair em função da chuva.
De acordo com a Sanepar, a tubulação passa embaixo da ponte e a força da água deslocou um registro da tubulação. Com o dano houve vazamento de água. A Sanepar suspendeu o fornecimento de água para realizar o conserto e por volta do meio dia o abastecimento já estava normalizado. A assessoria de imprensa da empresa informou que não houve outros incidentes na cidade, em função da chuva.
A estação meteorológica do Simepar instalada no Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), que fica na zona sul, registrou 7,6 milímetros de chuva durante a madrugada. Em dezembro, choveu 139,8mm. A média histórica para o mês é de 164,6mm. A previsão para o último dia do ano é de mais chuva.
Com informações da repórter Aline Machado Parodi da Folha de Londrina