Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Meteorologia

Chuvas em Londrina estão abaixo da média desde 2018

Isabella Alonso Panho - estagiária*
09 abr 2020 às 12:12
- Marcos Zanutto/Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Há cerca de dois anos Londrina tem registrado níveis de chuva bastante abaixo das médias históricas, aferidas de 1976 a 2019 pela estação meteorológica do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), em condições bastante parecidas com as dos demais municípios do estado.

Conforme dados levantados pelo instituto, em 2018 choveu 1569mm - quando o esperado era que se atingisse a média histórica de 1632mm. Naquele mesmo ano (2018), em 8 meses choveu menos do que o esperado, sendo que dezembro foi o mês mais seco do ano, com 150mm de déficit de precipitação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como explica Heverly Morais, agrometeorologista do Iapar, em 2018 as chuvas foram concentradas em poucos meses, sendo eles janeiro, março, agosto e outubro, que reuniram 72% da precipitação de todo o ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja a programação!

'Domingo à noite': filme em que Marieta Severo lida com o Alzheimer estreia nos cinemas de Londrina

Imagem de destaque
Feira Gastronômica

Concha Acústica recebe show do grupo 4 Rock’s Band nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Clima segue quente

Quinta-feira terá tempo fechado e falta de chuvas em Londrina e na região

Imagem de destaque
Na Zona Leste

Em Londrina, governador do Paraná faz entrega de 73 apartamentos subsidiados


Por sua vez, em 2019 foram registrados 1080mm, valor ainda menor que o do ano anterior. Em termos percentuais, 2019 teve apenas 66% das precipitações esperadas. Todos os meses tiveram médias abaixo da esperada, sendo que abril, setembro e outubro foram os mais secos.

Publicidade


O ano de 2020 tem seguido a mesma regra. Segundo Morais, no primeiro trimestre choveu apenas 282 mm, 51% abaixo das médias históricas de janeiro, fevereiro e março, que somam 549 mm. As próximas estações - outono e inverno - já são caracteristicamente as mais secas do ano, condição essa que tende a se agravar em virtude da redução das chuvas.


"As chuvas ocorridas nesses anos de estiagem foram muito importantes para amenizar o déficit hídrico do solo e, com isso, manter a produção agrícola. No entanto foi insuficiente para sustentar o nível e abastecimento normal dos rios, lagos e reservatórios.", explica Morais.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade