Conforme divulgado pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), a abertura do primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da cidade estava programada para esta teraça-feira, 30, às 16h.
No entanto, em virtude das chuvas e da terra molhada, não foi possível concluir o nivelamento do terreno nesta terça-feira. Segundo a companhia, a terra precisa estar seca para que seja coberta com os pedriscos (revestimento primário). Considerando a previsão do tempo para os próximos dias, a entrega do PEV foi adiada para a próxima sexta-feira, 9 de janeiro, no mesmo horário. "A área foi limpa, instalamos a guarita, o portão e o gerenciamento do local está definido. Porém, com as poças d’água no local, não podemos implantar a pavimentação, caso contrário, perderemos todo o serviço", explica Gilmar Domingues, gerente de resíduos da CMTU.
A Companhia espera que os PEVs contribuam para normatizar e regularizar o despejo de resíduos de construção (exceto gesso, telhas ou outros materiais de amianto, e ainda o lixo doméstico), madeira limpa (sem pregos ou puxadores) e jardinagem, sobretudo feito pelos carroceiros, os quais deverão ser cadastrados e orientados na utilização dos locais. Fora o horário comercial, haverá o apoio da guarda municipal para a fiscalização dos pontos.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
No momento, a CMTU-LD conseguiu as autorizações ambientais do Instituto Ambiental do Paraná para as áreas do Jardim Nova Conquista (o primeiro PEV, na Zona Leste), do Santa Rita, Zona Oeste e do Primavera, na Zona Norte. Estes dois últimos continuarão funcionando, provisoriamente, para o descarte de entulhos e jardinagem de pequenos geradores.